Topo

Repórter do Mais Você romantiza situação de rua e é criticado: 'Quentinho'

Repórter Ricardo Fela ironizou pessoas em situação de rua durante "Mais Você" - Reprodução/TV Globo
Repórter Ricardo Fela ironizou pessoas em situação de rua durante 'Mais Você' Imagem: Reprodução/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

10/08/2021 10h02Atualizada em 10/08/2021 10h08

O repórter Ricardo Fela suavizou a situação de pessoas que dormem nas ruas em meio ao frio em uma reportagem do "Mais Você" de hoje. O jornalista conversava com Ana Maria Braga ao vivo sobre um projeto que distribui sacos de dormir para pessoas em situação de rua.

Fela abriu a entrada ao vivo simulando que estava dormindo na rua, deitado no chão e com uma coberta. Ele também usava o saco feito por voluntários através do material de caixas de leite.

Tô aqui, Ana. Confortável, quentinho e deitado no chão. Tem ideia do que é isso aqui? Ricardo Fela

Do estúdio da Globo, Ana respondeu dizendo que o repórter estava em boa condição e perguntou se o material do saco de dormir era de caixas de leite.

Além do cobertozinho que você tá com ele e deve estar quentinho. Mas você está dentro de uma caixa de leite? Ana Maria Braga

Ana Maria Braga - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Repórter mostrou iniciativa no programa de Ana Maria Braga
Imagem: Reprodução/TV Globo

A iniciativa mostrou que os abrigos são feitos com as caixas coladas através de um ferro de passar roupa. Eles são distribuídos para pessoas em situação de rua, podendo durar até seis meses e que granate, segundo a criadora, uma medição de 23ºC para a pessoa.

No final de julho, com as quedas de temperatura na cidade de São Paulo, um homem foi encontrado morto e a Polícia Civil investigava o caso.

Contudo, Robson Mendonça, presidente do MEPSRSP (Movimento Estadual da População em Situação de Rua em São Paulo), afirma que o homem encontrado nesta manhã é a 17ª pessoa em situação de rua morta por suspeita de hipotermia desde o fim de junho.

A abordagem do repórter foi criticada pelos telespectadores por desconsiderar o contexto vulnerável que as pessoas em situação de rua encontram, sem nenhum conforto e com risco de morrer em meio às ondas de frio — o que não é nada "confortável" ou "quentinho"..