Topo

'The Masked Singer': saiba tudo sobre o novo reality musical da Globo

Ivete Sangalo apresenta o "The Masked Singer Brasil"; Taís Araújo, Rodrigo Lombardi, Eduardo Sterblitch e Simone são os jurados - Divulgação/Globo
Ivete Sangalo apresenta o 'The Masked Singer Brasil'; Taís Araújo, Rodrigo Lombardi, Eduardo Sterblitch e Simone são os jurados Imagem: Divulgação/Globo

Lucas Pasin

Do UOL, no Rio

10/08/2021 04h00

Estreia nesta terça-feira (10), a partir de 22h30, "The Masked Singer Brasil", novo programa musical da Globo em coprodução com a Endemol, que criou o "Big Brother". O formato, que tem mais de 30 versões pelo mundo, é inspirado no reality show coreano "King of Mask Singer", mas ganha uma versão brasileiríssima sob o comando de Ivete Sangalo.

Com exibição semanal e alguns programas já gravados antes da estreia, o reality traz um grupo de 12 celebridades mascaradas cantando para um time de jurados, que tentam desvendar quem são e avaliam as apresentações. Os dois menos votados devem se enfrentar num duelo e, aquele que não for escolhido pelos jurados, tira a máscara, revelando sua identidade.

Cada programa terá um famoso revelado.

[O programa] mexe muito com os nossos sentidos. A gente ouve tudo. Tem um luxo na apresentação que enche os olhos. É impossível estar atento somente à voz. Quando o famoso é revelado, é um surpresa muito grande. Tudo muito mágico.

Ivete Sangalo

Quem são os jurados do 'Masked Singer Brasil'?

Na versão brasileira, Taís Araújo, Simone, da dupla Simone & Simaria, Rodrigo Lombardi e Eduardo Sterblitch estão no júri. O programa traz ainda a influenciadora e ex-BBB Camilla de Lucas, que mostra os bastidores, além de bater um papo com o eliminado da semana.

Onça Pintada do "The Masked Singer Brasil" - Kelly Fuzaro/Globo - Kelly Fuzaro/Globo
Onça Pintada do "The Masked Singer Brasil"
Imagem: Kelly Fuzaro/Globo

O que ganha o vencedor do 'Masked Singer'?

O último famoso revelado no "The Masked Singer Brasil", ou seja, aquele que conseguir conquistar os jurados por todo o programa, mantendo sua identidade secreta, ganhará o prêmio de R$ 150 mil.

O que muda para a versão brasileira?

"The Masked Singer Brasil" terá algumas diferenças em relação às versões de outros países. A primeira, e talvez mais relevante, é que Ivete Sangalo --diferentemente de outros apresentadores pelo mundo-- preferiu não saber quem são os famosos mascarados.

"Além disso, o grande diferencial da versão brasileira é a presença de uma apresentadora que é uma estrela. A figura da Ivete humaniza muito o papel do apresentador. Ela é uma telespectadora de luxo ali. Não deixa de ser ela. É uma figura que está ali tentando adivinhar os personagens", diz o supervisor artístico do programa, Adriano Ricco.

Quais são as fantasias do 'Masked Singer Brasil'?

A escolha das fantasias, superelaboradas, foi pensada para valorizar a cultura e o folclore brasileiros:

  • girassol
  • coqueiro
  • "dogão"
  • astronauta
  • arara
  • unicórnio
  • gata
  • jacaré
  • Boi Bumbá
  • monstro
  • brigadeiro
  • onça pintada

Unicórnio do 'The Masked Singer Brasil' - Kelly Fuzaro/Globo - Kelly Fuzaro/Globo
Unicórnio do 'The Masked Singer Brasil'
Imagem: Kelly Fuzaro/Globo

Plateia participará da atração

Depois de algumas experiências sem plateia ou com um público virtual, a Globo volta a ter auditório presencial em seus estúdios. De acordo com a emissora, somente pessoas vacinadas contra a covid-19 podem participar.

Conseguimos perceber toda a vontade que a plateia tinha em estar aqui. Depois de todo esse tempo sem poderem participar de programas, eles estão com dez vezes mais energia, colaborando muito com tudo.

Eduardo Sterblitch

Como a Globo esconde a identidade dos famosos?

Como o principal segredo do programa —quem é o mascarado ou mascarada— não pode chegar ao público, "The Masked Singer Brasil", mesmo com a presença de plateia durante a gravação, terá o mistério guardado a sete chaves.

As pessoas que acompanharem as gravações serão convidadas a se retirar do estúdio no momento em que o famoso mascarado é revelado.

Para que as informações sobre os participantes secretos não vazem, equipe e direção armaram um forte esquema.

Poucas pessoas da equipe sabem quem são os participantes. Quando eles têm aulas remotas de música, por exemplo, os professores só escutam a voz deles. Nos estúdios, eles usam um agasalho escrito 'Não fale comigo'. Os famosos também não têm contato entre eles, não podem se falar.

Adriano Ricco

Pistas revelam possíveis famosos:

O jogo de adivinhação do programa começou assim que a Globo liberou os primeiros comerciais com alguns dos talentos brasileiros se apresentando. Pelas vozes, surgiram as primeiras apostas nas redes sociais. Wanessa Camargo, Priscila Alcântara, Sandra de Sá e Sidney Magal foram alguns dos nomes citados. UOL listou as pistas que circulam nas redes sociais.