Topo

CEO da Disney defende lançamentos no streaming após processo de Johansson

Bob Chapek, CEO da Disney, comenta a estratégia de lançamento duplo em reunião - Getty Images
Bob Chapek, CEO da Disney, comenta a estratégia de lançamento duplo em reunião Imagem: Getty Images

Colaboração para o UOL, no Rio

13/08/2021 13h11Atualizada em 13/08/2021 17h49

Bob Chapek, o CEO da Disney, defendeu o modelo de lançamento dos filmes no cinema e também no Disney+, serviço de streaming da companhia, após a atriz Scarlett Johansson mover um processo alegando violação do seu contrato de "Viúva Negra".

A artista de 36 anos aponta que a disponibilização do filme no Disney+ teria prejudicado o potencial de bilheteria da obra nos cinemas. Em uma reunião para discutir e compartilhar os últimos ganhos da Disney, o CEO comentou, sem citar o nome da atriz, a estratégia de lançamento duplo, segundo o site Deadline:

Valorizamos a flexibilidade por podermos fazer ligações de última hora. Certamente, quando planejamos, não previmos o ressurgimento da Covid. Bob Chapek

Chapek afirmou ainda que não há "nada certo" sobre futuros lançamentos seguindo o mesmo ou um novo modelo de distribuição das obras da Disney, afirmando que essas decisões são feitas "filme por filme", mas chamou o lançamento duplo de "estratégia vencedora e certa" para alcançar o maior público possível.

Após o anúncio da ação de Johansson, um porta-voz da Disney chegou a declarar que "não há mérito algum nesse processo", e o definiu como "especialmente triste e angustiante em seu desrespeito cruel pelos horríveis e prolongados efeitos globais da pandemia de covid-19".

"A Disney cumpriu totalmente o contrato da Sra. Johansson e, além disso, a liberação de 'Viúva Negra' no Disney+ melhorou significativamente sua capacidade de ganhar uma compensação adicional, além dos 20 milhões de dólares que ela recebeu até agora", afirmou a companhia em nota. A quantia dita equivale a R$ 100 milhões.