Topo

Professor de Paolla no 'Dança' relembra briga no 1º dia: 'Se cobra muito'

Globo/ Maurício Fidalgo
Imagem: Globo/ Maurício Fidalgo

Fernanda Talarico

Do UOL, em São Paulo

29/08/2021 04h00

O "Super Dança dos Famosos" reuniu os melhores participantes do quadro dominical e uma das duplas finalistas da competição vem chamando bastante a atenção do público. Composto por Paolla Oliveira, vencedora da sexta edição, e por Leandro Azevedo, bicampeão da disputa, o par chegou à final que acontece hoje.

Participante desde a segunda edição do quadro, em 2006, Azevedo se consagrou vencedor logo na estreia, ao lado de Juliana Didone. Em 2013, durante a décima temporada, repetiu o feito e ganhou novamente, junto com Carol Castro.

Em conversa com o UOL, Leandro Azevedo revela que os primeiros dias de ensaio foram tensos, porque Paolla se cobra muito e até rolou alguns atritos que depois foram resolvidos com os outros ensaios. Agora, ele diz que quer carregar a atriz como amiga para o resto da vida e que a energia como dupla é ótima.

Leandro Azevedo e Carol Castro, vencedores de 'Dança dos Famosos' em 2013 - Globo/ Zé Paulo Cardeal - Globo/ Zé Paulo Cardeal
Leandro Azevedo e Carol Castro, vencedores de 'Dança dos Famosos' em 2013
Imagem: Globo/ Zé Paulo Cardeal

Lutador e Militar

Há 15 anos participando da competição, a vida do bailarino nem sempre foi voltada à dança. Em conversa com o UOL, Leandro Azevedo revela que a rotina era bem diferente no passado: ele foi lutador de MMA e é ex-militar.

Comecei na dança por meio da minha mãe, porque antes eu praticava luta livre, treinava para MMA. Até que um dia, minha mãe me convidou para uma aula de dança, para conhecer, e como sempre fui muito parceiro dela, fui com ela. Comecei a fazer aula particular para poder aprender um pouco melhor e me apaixonei pela dança.

Aos 16 anos, quando começou a conhecer mais o mundo das coreografias, Azevedo encarava a dança apenas como um passatempo. Como ser dançarino profissional ainda não era uma opção, ele foi viver uma experiência bastante diferente da sua ocupação hoje.

Eu já dançava, mas resolvi ser fuzileiro naval. Fiz prova para a Marinha, passei e fui. Fui militar por 5 anos.

Contudo, em 2006, foi chamado para participar do "Dança dos Famosos". "Foi quando eu comecei a me identificar para valer", conta o professor. "Larguei a carreira militar e me dediquei à dança".

Hoje, ao 40 anos, ele já participou seis vezes da disputa: além de Oliveira, Didone e Castro, ele também foi par de Mara Manzan, Stephany Brito e Agatha Moreira.

O que importa é competir

Viciado em esportes radicais, ele pratica kitesurf, modalidade que o levou a participar de uma competição mundial no Ceará, há 5 anos.

Eu gosto muito de esportes e de disputar, o que me move e motiva são as competições. Eu não me importo de não ganhar, mas me importo de fazer o meu melhor.

'Super Dança dos Famosos'

Acostumado com o programa, Azevedo acredita que o momento mais difícil desta edição ainda está por vir. "Com certeza é a final! A adrenalina está lá em cima".

Além de juntar os vencedores das edições anteriores, o programa deste ano enfrentou outra grande dificuldade: a pandemia de coronavírus, algo que obrigou o coreógrafo a estar atento o tempo todo. "O cuidado é redobrado e a gente segue um protocolo rigoroso."

O dia a dia da TV Globo era muito cuidadoso. Não tirávamos a máscara por nada e seguimos rigorosamente os protocolos.

Mesmo com a situação de pandemia, a dupla Oliveira e Azevedo está fazendo sucesso na disputa. Além se darem muito bem, os dois têm uma relação incrível, segundo o professor. "Ela é o tipo de pessoa que quero carregar para o resto da minha vida."

A gente brigou no primeiro dia de ensaio, que foi mais acalorado. Estava no começo e ela se cobra muito para aceitar as coisas, e é muito difícil para quem não é dançarina. Mas ela tem uma energia ótima e a gente se dá super bem.

A sinergia entre a atriz e o coreógrafo tem cativado o público e, entre todas as coreografias apresentadas até agora, a do tango é a favorita de Leandro Azevedo.

A Paolla se superou, as pernas estavam lindas e todos os jurados comentaram sobre os ganchos e os movimentos mais técnicos, que ela realizou com perfeição.

Ansiedade de se tornar tricampeão? Que nada. Para o bailarino, o sentimento é apenas de felicidade. "Estar participando do 'Super Dança' era algo que eu queria muito."

Além do Programa

Há dez anos ele é dono do Espaço Leandro Azevedo, "voltado ao bem-estar", segundo o próprio. Para ele, não há barreiras para quem tem o desejo de dançar, mas aconselha: "Estude muito e procure vários estilos da dança, não se prenda a um só."

Dizem que as pessoas vem ao mundo duas vezes: primeira vez quando nascem e a segunda quando aprendem a dançar. Se você não dança, não perca mais o seu tempo e dê um presente à sua vida. Quem dança é muito mais feliz.