Topo

Mion critica Milton Ribeiro por fala sobre deficientes: 'Irresponsável'

Marcos Mion com o filho Romeo - Reprodução/Instagram/@marcosmion
Marcos Mion com o filho Romeo Imagem: Reprodução/Instagram/@marcosmion

Colaboração para o UOL, em São Paulo

02/09/2021 08h28Atualizada em 02/09/2021 17h31

Marcos Mion está prestes a estrear como apresentador na Globo: o "Caldeirão", agora sob seu comando, vai ao ar no próximo sábado. O artista comentou em entrevista que vem sonhando com o cenário do programa, tamanha a ansiedade pela estreia. Ele ainda criticou o Ministro da Educação, Milton Ribeiro, por comentários recentes sobre crianças com deficiência.

"Estão sendo dias insanos. Sempre termino mentalmente exaurido. Sei que tem que falar "Estúdios Globo", mas não na minha vez. Deixa eu falar 'Projac'', brincou o apresentador de 42 anos em entrevista ao "Extra".

Mion entra na emissora como substituto de Luciano Huck, que foi para os domingos, e inicialmente deve ficar no posto até dezembro. No entanto, ele promete imprimir seu estilo próprio ao programa que está no ar desde 2000.

"As pessoas podem esperar diversão, risada, alegria, alto-astral, o que gosto de fazer. Viemos de um período muito doído, de sofrimento. Um objetivo conceitual do programa é fazer parte desse momento de retomada do sorriso", relatou.

Como a pandemia ainda não acabou, o público do "Caldeirão" é reduzido, com todos testados e vacinados. "É uma plateia reduzida ainda, mas dá um gostinho. Não só eu, mas os artistas musicais não veem isso há muito tempo", explicou Mion.

Um dos quadros que Mion deve apresentar no novo "Caldeirão" é o "Isso a Globo Mostra", onde ele vai analisar quadros da emissora em frente a um chroma key. É uma versão do "Os Piores Clipes do Mundo", que o alçou à fama nos anos 2000, na MTV Brasil. "Na filosofia, dizem que, se você tiver uma ideia original na vida, não vai passar de uma. Essa foi a minha ideia original", explicou.

Paizão

Mion também é conhecido por sua militância em prol da educação inclusiva. O apresentador é pai de Romeo, de 16 anos, que tem espectro autista, e sempre compartilha conteúdos educacionais sobre o assunto nas suas redes sociais, além de mostrar o tempo que passa ao lado dos filhos — ele também é pai de Donatella, de 12, e Stefano, de 10, todos com a mulher, Suzana Gullo.

O artista criticou as falas recentes do Ministro da Educação, Milton Ribeiro, que disse em entrevista que crianças com deficiência intelectual "atrapalham" o aprendizado das outras em sala de aula. "Esse cara é um irresponsável. No momento em que você se torna uma pessoa que tem que representar os interesses públicos e não tem empatia, você está no lugar errado. Ele não tinha que estar lá", protestou.

O engajamento de Mion fez com que ele trabalhasse para ajudar na aprovação e duas leis: uma delas dá direito a jovens com deficiência intelectual o direito de ter uma carteirinha de identificação — esse projeto levou o nome de Romeo. A outra pede que o Censo inclua a contagem de autistas entre a população brasileira.

Mion celebrou a aprovação, mas logo se frustrou: "Foi uma vitória. Mas o que aconteceu? Cancelaram o Censo. Damos um passo e tomamos duas rasteiras", lamentou.