PUBLICIDADE
Topo

Whindersson lamenta fogo perto da Serra da Capivara: 'Não deixa acontecer'

Piauiense, Whindersson Nunes cobrou ação e lembrou importância mundial da Serra da Capivara - REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
Piauiense, Whindersson Nunes cobrou ação e lembrou importância mundial da Serra da Capivara Imagem: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Do UOL, em São Paulo

08/09/2021 11h23Atualizada em 08/09/2021 11h23

O humorista e youtuber Whindersson Nunes exigiu mobilização para impedir que um incêndio atinja o Parque Nacional da Serra da Capivara (PI). As chamas atingem a zona rural de São Raimundo Nonato, segundo a TV Clube, afiliada da TV Globo no estado.

O incêndio estaria próximo ao parque em uma distância de cerca de 8 quilômetros. A prefeitura da cidade informou nas redes sociais que teve "reforço da Guarnição do Corpo de Bombeiros" e conta com 20 homens do Prevfogo, brigada do ICMBio.

Serra da Capivara - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Parque Serra da Capivara
Imagem: Getty Images/iStockphoto

O humorista, nascido no estado do Piauí, lembrou que incêndios atingem áreas em capitais, como o Museu Nacional, em 2018, e que o perigo é maior e pode comprometer o Parque Nacional da Serra da Capivara.

Deixa isso acontecer na Serra da Capivara não, gente, por favor. Esse fogo é perto dos fósseis mais antigos das Américas, vocês sabem que a gente não consegue controlar um fogo num museu numa capital, imagina assim isolado. Whindersson Nunes

A Serra da Capivara tem vegetação da Caatinga e conta com pinturas rupestres de povos das Américas. Ele é um dos maiores parque de sítios arqueológicos do mundo e patrimônio mundial da Unesco.

O parque tem vestígios humanos, como pinturas rupestres e fogueiras, que teriam mais de 40 mil anos, segundo estudos. O UOL mostrou a importância para pesquisa e história da Serra da Capivara, no Piauí. Foi na região que foi encontrado o crânio de Zuzu, com cerca de 11 mil anos, em 1997, sendo mais um pertencente a primitivos povos americanos que desafiam teorias de cientistas dos Estados Unidos.