Topo

Plantão da Globo interrompeu episódio de 'Dragon Ball' no 11 de setembro?

Plantão da TV Globo não interrompeu episódio especial de Dragon Ball - Reprodução / TV Globo
Plantão da TV Globo não interrompeu episódio especial de Dragon Ball Imagem: Reprodução / TV Globo

Do UOL, em São Paulo

11/09/2021 04h00Atualizada em 13/09/2021 15h11

Foi há 20 anos que os dois aviões atingiram as Torres Gêmeas do World Trade Center, em Nova York, nos Estados Unidos. O ataque terrorista marcou a história do mundo a partir das 8h45 (de Brasília).

Passadas duas décadas, Osama Bin Laden foi morto, Bush deixou a presidência, os Estados Unidos viram o Talibã — acusado de garantir segurança de membros da Al-Qaeda — retomar o poder no Afeganistão e o Brasil acreditou na teoria de que a Globo interrompeu um episódio especial de "Dragon Ball".

Não é bem assim a história!

Dragon Ball - Reprodução/Giuseppe Carrino - Reprodução/Giuseppe Carrino
'Dragon Ball Z': anime era exibido na Globo, mas não foi interrompido
Imagem: Reprodução/Giuseppe Carrino

A teoria dizia que o plantão da Globo — sim, o temido com aquela vinheta — entrou no ar no momento exato em que Goku se transformaria em um Sayajin nível 3, um marco na carreira heroína dele, para enfrentar Majin Boo. Só que não.

Primeiro, a Globo estreou "Dragon Ball Z" no dia 23 de julho de 2001. A emissora começou a transmitir direto do capítulo 200, quando começa a saga Boo. No dia do ataque às Torres Gêmeas era o episódio 237 ("Vegeta luta por seus entes queridos") que iria o ar — e não o episódio 245 em que Goku realizaria a transformação.

E você leu certo: iria ao ar. A Globo não chegou a exibir "Dragon Ball Z" naquele dia. O programa Bambuluá, apresentado por Angélica, começou às 9h20 e Dragon Ball Z era um dos últimos desenhos previstos e costumava ir ao ar perto das 11h15, dentro da "TV Globinho" — que nessa época era um quadro mesmo e nem era ameaçado por Fátima Bernardes, então apresentadora do "Jornal Nacional".

Só que a atração foi interrompida quando passava "Garrafinha" para abrir espaço ao noticiário da Globo. O ataque da primeira torre foi às 8h45 e a emissora carioca demorou menos de 15 minutos para entrar com o plantão.

Plantão da Globo - Reuters - Reuters
World Trade Center foi atingido por dois aviões comerciais
Imagem: Reuters

Em depoimento ao Memória Globo, Ali Kamel, Carlos Henrique Schroder, Carlos Nascimento — que entrou ao vivo — e Amauri Soares comentaram sobre a chegada das informações de forma muito confusa na redação.

Entrei na sala do Schroder e ele mandou botar no ar. 'Liga para São Paulo'. Tinha colocar em São Paulo porque o horário da manhã era o 'Jornal Hoje' era de São paulo. Ali Kamel

O âncora do Jornal Hoje era Carlos Nascimento. Ele ainda descrevia as imagens cedidas pela CNN sem saber do que se tratava.

Em 2019, o UOL explicou que a teoria conspiratória causava um "Efeito Mandela" nas pessoas, um fenômeno em que um grupo de pessoas tem certeza de que algo aconteceu de determinada forma, mas não passa de uma memória falsa.

A faixa infantil diária da Globo foi extinta em 2012, quando a TV Globinho foi transferia para o sábado. A faixa da manhã passou a ter o "Mais Você", de Ana Maria Braga, o "Bem Estar" e a estreia do "Encontro com Fátima Bernardes".

A TV Globinho foi extinta em 2015.