Topo

Britânicos se reúnem para relembrar princesa Diana 20 anos após morte

Britânicos se reúnem nesta quinta para homenagear Diana - Reuters
Britânicos se reúnem nesta quinta para homenagear Diana Imagem: Reuters

31/08/2017 10h48

Por Emma Rumney

Fãs da princesa Diana se reuniram desde a madrugada desta quinta-feira (31) nos portões do Palácio de Kensington para celebrar a "vida" de uma mulher cuja morte 20 anos atrás em um acidente de carro em Paris transformou o Reino Unido e sua família real.

Uma das mulheres mais famosas do mundo, Diana morreu aos 36 anos no dia 31 de agosto de 1997, quando o carro em que estava colidiu em um túnel da capital francesa enquanto fugia de paparazzi que a perseguiam em motos.

Sua morte desencadeou o maior luto coletivo visto no Reino Unido e abalou a imagem da monarquia, que foi acusada de reagir friamente à tragédia.

Os acontecimentos que vieram depois, quando a rainha Elizabeth se comprometeu a aprender com a vida de Diana, são vistos como um momento decisivo para a modernização do país e para a maneira como a família real se relaciona com o público.

"Ela trouxe ânimo para a família real", disse Caryll Foster, de 57 anos, que chegou ao palácio às 3h da manhã para marcar o horário em que foi divulgada a notícia sobre a morte de Diana. "A família real pode ser um pouco fria, e ela era afetuosa e boa. Ela era muito especial e nós queremos manter a memória dela viva".

Diana e Charles se casaram em um glamuroso casamento em 1981 e tiveram dois filhos, William e Harry. Os dois se divorciaram em 1996.