Topo

Terrorismo: o desafio de segurança do casamento real de Harry e Meghan

Príncipe Harry e Meghan Markle se casarão em maio - Getty Images
Príncipe Harry e Meghan Markle se casarão em maio Imagem: Getty Images

Michael Holden, em Londres

11/04/2018 10h29

Quando mais de 100 mil fãs entusiasmados se reunirem para o casamento do príncipe Harry, do Reino Unido, com a atriz norte-americana Meghan Markle, a polícia britânica tratará todos como potenciais terroristas, vândalos ou obcecados com a família real.

Barreiras para impedir ataques com veículos, patrulhas armadas e esquema de segurança semelhante ao de aeroportos serão algumas das medidas empregadas no que será uma das maiores operações policiais que a pitoresca cidade de Windsor já viu.

"É um verdadeiro desafio", disse Bob Broadhurst, um ex-policial que foi o comandante responsável pelo policiamento do casamento do irmão mais velho de Harry, William, com sua esposa Kate em 2011.

"É impossível revistar dezenas de milhares de pessoas que querem vir e fazer fila na rua, qualquer uma das quais pode ser um potencial terrorista; alguém que é obcecado pela família real --e há um grande número de pessoas assim; ou apenas alguém que quer chamar atenção".

"É um desafio muito maior porque, basicamente, todo mundo naquela multidão é um potencial terrorista."

Harry e Meghan irão se casar no dia 19 de maio na capela de Saint George no Castelo de Windsor, residência oficial da rainha Elizabeth, localizada cerca de 30 km ao oeste de Londres.