O raiar da musa

Aos 52, Claudia Raia diz que cinquentinhas são as novas balzaquianas e fala como é ser celebridade há 30 anos

Ana Cora Lima Do UOL, no Rio
Flavio Florido/UOL

Os 50 são os novos 30

Claudia Raia acredita que a mulher de 50 anos é a nova mulher de 30. "É a mulher que as pessoas têm medo porque ela já está com a vida feita. É dona de sua própria vida e das suas vontades. Aos 50 anos, você já sabe o que quer e o que não quer mais. Há um empoderamento natural", diz a atriz.

Sobre envelhecer diante dos olhos, muitas vezes cruéis, do público ela diz: "Nossa cultura é achincalhar e afundar essa mulher, como se ela não tivesse mais lugar no mundo, como se não houvesse um lugar ao sol para ela. Mas é justamente ao contrário: ela já tem um lugar ao sol que as outras, as mais novas, ainda precisam conquistar".

Ela se posicionou em relação as críticas recebidas por Xuxa. "Uma mulher deslumbrante, maravilhosa, com uma carreira incrível, que faz uma foto nas suas férias e jovens, que como se não fossem ficar velhas um dia, a criticam. Defendo a Xuxa e também as mulheres que não são vistas nesse país, que é extremamente machista."

"Sou uma mulher de 52 anos e estou no auge da minha energia, da minha saúde, dos meus projetos. Como mulher que ainda pode se casar, sim, e ter filhos. Uma mulher com 50 anos pode engravidar. As coisas mudaram. O mundo inteiro fala isso: coloca nas capas das revistas mulheres lindas aos 50, 55 anos."

Reprodução/Instagram/@claudiaraia Reprodução/Instagram/@claudiaraia

Filhos aos 50?

Recém-casada com Jarbas Homem de Mello, com quem está há oito anos, Claudia faz mistério. "Quem sabe? Nada está descartado nessa vida."

Com Enzo e Sofia, frutos de seu casamento com Edson Celulari, ela admite ser protetora, mas não em excesso. "Tenho um lado leoa. Pode encostar, mas não faz mal a eles. Não sou hiperprotetora, sou atenta, estou sempre de olho. Se sentir que tem alguma coisa errada, vou perguntar, vou interferir, mas decidir por eles, nunca."

"Outro dia a Sofia me perguntou o que eu queria que ela fosse e eu respondi:  'Feliz'. Ela retrucou: 'Não, mãe de carreira?' E eu voltei a responder: 'Feliz porque, se não for, a profissão não adianta nada.' Ela está com 16 anos e ainda não sabe direito, mas tem tempo."

Reprodução/Instagram/@claudiaraia Reprodução/Instagram/@claudiaraia

Enzo, antes da moda

Primogênito da atriz, Enzo tem 21 anos e o seu nome foi escolhido antes de virar moda - foi o mais popular entre os nascidos em 2018.

"O nome é bom, né?", gaba-se Claudia. "Sou descendente de italianos, tenho família e o Edson também. Enzo era diminuitivo de Lorenzo. Foi por isso. Criamos moda e acho bom porque meu filho é lindo", derrete-se.

Namorando a herdeira Victória Bartelle, o jovem é influenciador digital e empreendedor. A mãe coruja entrega o lado artístico do filho. "Enzo é da música. Compõe, toca três instrumentos e sempre gostou. Mas ele não quis seguir a carreira de músico, ele quis ir para o empreendedorismo, ser empresário. Mas a música vai estar sempre na vida dele."

Marcus Leoni/Folhapress
Reprodução/Instagram/@claudiaraia Reprodução/Instagram/@claudiaraia

Três vezes noiva

Em dezembro passado, Claudia Raia se casou pela terceira vez e de forma bastante discreta, no apartamento em São Paulo onde já morava com Jarbas Homem de Mello. "Mesmo estando há tanto tempo juntos, era o momento de fazer, principalmente para as famílias", explica. "Foi um momento de amor e agora ele [Jarbas] me diz que quer se casar todos os anos. Adorou a brincadeira."

Foi tudo bem diferente do enlace com Alexandre Frota, há 32 anos. "Ele [Frota] é uma pessoa que tenho carinho e respeito por tudo que vivemos, mas casar na Candelária em plena segunda-feira, às sete da noite, com o noivo tendo convidado todo mundo do 'Programa do Chacrinha', não poderia ser uma coisinha simples. Foi insano."

"Casei com um vestido que parecia destaque de uma escola de samba, por causa do costeiro que coloquei nas costas. Os brincos também foram um capítulo à parte. Fiquei com as orelhas iguais as do Senhor Spock [do filme 'Jornada nas Estrelas'] e ainda tive um pé do sapato roubado por um fã na saída. Hoje, aconselho as noivas a não passarem por isso", brinca.

Sete anos depois da suntuosa celebração, em 1994, ela se casou novamente em uma cerimônia budista, com a presença de apenas 70 convidados. A trilha sonora escolhida foi "La Barca", tema dos personagens dela e de Edson Celulari em "Deus Nos Acuda", de 1992. Foi nos bastidores da trama que eles começaram a namorar.

Divulgação

480 capas de revista

"Fui musa de tudo: até do verão, e com essa cor!", relembrou apontando para a própria pele, alvíssima. "Fui capa de todas as revistas! Tenho arquivado 30 anos de carreira e contabilizadas 480 capas. Na época em que havia as capas", brinca. Ela soma 48 anos como bailarina, o que a ajudou a manter o corpão. A boa forma, ela ressalta, não é de agora. "Não é sacrifício, é disciplina. Hoje não faço mais 800 abdominais. A maturidade é muito legal porque atualmente o meu treino é a metade do que era. Existe a maturidade muscular, dou o estímulo e ela vem. Mas tive que construir isso antes."

Divulgação Divulgação

Rotina saudável

Ao ser questionada sobre quanto tempo dedica à malhação, ela responde na lata: "Uma hora? Treino bem mais do que isso. Uma hora e meia de dança e uma de musculação, dependendo da minha agenda", diz.  "Corro uma hora na esteira à meia-noite ou no fim de semana. A palavra é disciplina."

Em relação à alimentação, ela é enfática: "Não sou vegana. Tenho horror." Porém, ela revela que mudou alguns hábitos: "Como carne vermelha menos do antes, por questão de saúde mesmo." "Tomo suco verde. Tenho uma nutricionista muito rígida que me passa algumas coisas que não gosto, mas como."

Arquivo TV Globo Arquivo TV Globo

Mocinhas e vilãs

"Fiz muitas vilãs e muitas mocinhas. Não me sinto mais à vontade em fazer papeis cômicos porque antes de qualquer coisa sou uma atriz. Gosto de fazer comédia e sou comediante. Para mim, uma boa atriz fará comédia e uma comediante não sei se seria uma boa atriz", compara.

Atualmente, Claudia interpreta Lidiane na novela das 19h "Verão 90". "É uma ex-atriz de pornochanchada que não perde a oportunidade de tentar alavancar a carreira da filha, Manuzita [Isabelle Drummond], e vai fazer o que puder para alcançar o seu objetivo. Ela é inadequada, louca, e vai ter um romance com Patrick [Klebber Toledo, 32]. São dois pobretões. Não é só tesão, é amor verdadeiro. É um casal improvável, que se dá super bem."

Curtiu? Compartilhe.

Topo