O estrategista

Sem medo de jogar, Rafael Ilha coleciona aliados e inimigos e é o favorito a vencer "A Fazenda 10"

Paulo Pacheco Do UOL, em São Paulo
Edu Moraes/Record
Reprodução/RecordTV Reprodução/RecordTV

Demasiado humano

Rafael Ilha começou tímido em "A Fazenda", mas cresceu após eliminações e expulsões e tornou-se favorito a conquistar a décima edição do reality show, segundo enquete do UOL. O ex-Polegar, que acumula tragédias e redenções durante sua vida, não esconde que joga --e suas estratégias têm dado certo.

O cantor e "sobrevivente", como costuma se definir após se livrar do vício em drogas, quase entrou na temporada anterior do programa da Record. Ficou na reserva, para substituir algum peão que porventura fosse expulso ou desistisse, mas sua ausência repercutiu mais do que alguns participantes.

Antes, havia "causado" ao lado da mulher, Aline Kezh, no "Power Couple", com barracos e discussões ao vivo até a final. Ilha não venceu o reality de casais (foi o quinto eliminado), mas está muito perto de conquistar uma vaga no seleto grupo de campeões de "A Fazenda", sem medo nem vergonha de assumir que joga muito para ganhar.

A arte da guerra

  • Votos dos dois lados

    Rafael Ilha, da equipe Terra, manipulou peões para eliminar integrantes do time Água, mas não pensou duas vezes antes de combinar votos para tirar sua colega de grupo Catia Paganote, candidata ao título. "Nenhuma amizade surge aqui dentro", disse ele durante a competição.

    Imagem: Reprodução/PlayPlus
  • Aliança com favorita

    Ilha se aproximou da principal candidata à conquista de "A Fazenda 10", Nadja Pessoa. A aliança funcionou: além de se garantir dentro da competição enquanto Nadja brigava com Perlla e outros participantes, a mulher de D'Black deixou aberto o caminho para o favoritismo do ex-Polegar após ser expulsa por agressão.

    Imagem: Reprodução/RecordTV
  • Expulsão de rivais

    O cantor tornou-se favorito à vitória em "A Fazenda 10" depois que Nadja Pessoa foi expulsa por chutar Caique Aguiar. Mas ele praticamente cravou seu espaço na final do programa com a eliminação automática de Catia Paganote após agredir Evandro Santo. O ex-Polegar, que planejava reunir votos para indicar a ex-Paquita, ganhou sem esforço.

    Imagem: Reprodução/RecordTV
  • Provas do Fazendeiro

    O "sobrevivente" Ilha demonstrou sua garra nas Provas do Fazendeiro e conseguiu duas vitórias. Como líder, garantiu sua permanência na competição e percebeu o tamanho de seu poder fora da fazenda, já que as duas peoas indicadas por ele, Gabi Prado e Luane Dias, foram eliminadas pelo público.

    Imagem: Reprodução/RecordTV

Faça o que eu digo...

[Luane] é a pessoa mais parasita da casa. Eu estou sempre dentro das comunidades, jogando bola, ajudando, fazendo parte social, agitando shows. Ela devia ser o contrário, uma pessoa ativa, guerreira, produtiva, que quer correr atrás. Nada. Vem com esse papinho. Povo de favela é guerreiro, rapaz!

Rafael Ilha

Rafael Ilha, reclamando da "vitimização" de Luane Dias

...mas não faça o que eu faço!

Eu fiz roleta russa, já tinha perdido o barato de viver, de viver naquela condição, eu fumava 70 pedras de crack por dia, já era viciado há 12 anos. Coloquei duas balas no revólver, coloquei na boca e comecei a atirar.

Rafael Ilha

Rafael Ilha, contando sobre sua tentativa de suicídio

O que Rafael Ilha já falou sobre...

  • Aloísio Chulapa

    "Só come, bebe, dorme. Faz as mesmas piadas há não sei quantos dias. Ele traiu o grupo todo, foi covarde ao não assumir que falava mal do João, da Catia. Sujo, covarde, traidor".

    Imagem: Reprodução/Play Plus
  • Gabi Prado

    "Você era uma mulher pra ser muito mais madura e é uma besta infantilizada. Meu filho de 15 anos tem mais cérebro e raciocina melhor que você".

    Imagem: Reprodução/PlayPlus
  • João Zoli

    "O João é o mais sonso, ele sempre tira o dele da reta. É um medroso. Tadinho, não sabe nem ler".

    Imagem: Reprodução/RecordTV
  • Nadja Pessoa

    "Não sou obrigado a agir e nem sentir como ela. Se ela é uma pessoa rancorosa que odeia as pessoas, eu não sou assim na minha vida".

    Imagem: Reprodução/PlayPlus
Photo Rio News Photo Rio News

Maior fã

Maior torcedora de Rafael Ilha na "Fazenda", Sonia Abrão é praticamente "madrinha" do ex-Polegar: deu a ele espaço como repórter do programa "A Tarde É Sua" e escreveu a biografia com o sugestivo título "As Pedras do Meu Caminho", sobre os anos viciado em crack. A jornalista confessa estar impressionada com o favoritismo no reality e diz que ele foi discriminado pelos peões.

"O Rafa me surpreendeu em 'A Fazenda'. Eu torcia por ele, mas não acreditava que duraria muito no jogo, porque os participantes foram cruéis desde o princípio, se armaram do preconceito contra os dependentes químicos e usaram, sem escrúpulos, o passado dele como estratégia para tirá-lo do reality! Foi chamado de 'nóia', 'drogado', 'ladrão', inventaram que tinham medo de dormir no mesmo quarto que ele e serem agredidos, era tratado como marginal; enfim, foi vítima de bullying lá dentro, uma coisa perversa que nenhuma disputa por R$ 1,5 milhão justifica!", afirma Sonia Abrão.

A apresentadora da RedeTV! admite que torcia para o amigo desistir do reality, mas aplaude a determinação dele e o elogia como um "jogador inteligente".

"Muitas vezes rezei para que Rafa tocasse o sino e pedisse para sair! Tinha medo que conseguissem desestruturá-lo psicologicamente, emocionalmente, depois de tantos anos de luta para se recompor, se remontar como ser humano! A saúde mental não tem preço! Mas Rafa se manteve firme, mostrou que amadureceu e sabia se controlar, enfrentou os adversários, que foram sendo eliminados um a um, enquanto ele chega agora à reta final, como um jogador lúcido e inteligente! Pode não ganhar o prêmio, embora seja sim um dos favoritos, mas vai sair de 'A Fazenda' muito maior do que entrou!", analisa.

Curtiu? Compartilhe.

Topo