Topo

UOL Vê TV #28: Felipe Neto se tornou personagem relevante em debate político

Mais UOL Vê TV
1 | 25
Siga o UOL no

Do UOL, em São Paulo

20/05/2020 04h00

Extremamente popular nas redes sociais, o empresário e influenciador digital Felipe Neto, 32, ampliou seu prestígio ao ser um dos convidados do programa "Roda Viva", da TV Cultura, na última segunda-feira (18). A apresentadora Vera Magalhães definiu a edição como "histórica". Só se fala nisso.

E no podcast UOL Vê TV #28, Chico Barney, Débora Miranda, Flávio Ricco e Maurício Stycer analisam e discutem a influência e importância da participação do comunicador digital em um dos programas de debates mais importantes da TV aberta. Com mais de 37 milhões de inscritos em seu canal do YouTube e 11,5 milhões de seguidores no Twitter, Felipe Neto é uma das figuras mais conhecidas da internet.

Stycer destacou que, apesar de não ter sido espetacular em termos de audiência, a entrevista trouxe uma repercussão impressionante. Para Chico Barney, que relembrou a trajetória do youtuber desde o começo até virar empresário, Felipe Neto não queria somente grandes números de Ibope. "Eu acho que o que ele queria era se apresentar para um outro universo, com toda pompa e circunstância, de alguém que está aí com planos futuros." (disponível no vídeo acima a partir de 2:20)

É um rapaz empreendedor que está conseguindo unir esse lado extremamente popular de youtuber junto com se tornar um formador de opinião do mais alto gabarito. Grandes nomes da esquerda, grandes nomes da direita, grandes nomes da imprensa... todo mundo está falando sobre ele.
Chico Barney

Para Débora Miranda, editora de TV e Famosos do UOL, Felipe Neto tem feito um trabalho muito importante de levar opiniões e discussões para as redes sociais. "Ele foi ganhando relevância por conta disso. E atraindo outros públicos também."

A jornalista define como impecável a postura do comunicador no programa. "Às vezes ele soa impecável até demais, mas acho que isso não tira a verdade dele. Só significa que ele se preparou muito para falar sobre os assuntos que falou", ela diz. "A gente sempre cobra as pessoas falando sobre coisas que não dominam, distribuindo inverdades, então mostra que ele sabe a responsabilidade que ele tem, não só na TV como na internet."

Relevância além dos números

Para Flávio Ricco, a entrevista foi tão importante que colocou outro assunto em debate: a medição de audiência precisa ser repensada. "A TV não pode ser medida apenas pelo Ibope. Mensurar o desempenho do programa só com aqueles números é uma grande injustiça. Ontem [segunda-feira], o maior assunto da TV naquela faixa de horário foi o 'Roda Viva' com o Felipe Neto", ele diz, destacando os temas essenciais abordados na entrevista (no vídeo a partir de 7:50).

Dentre esses assuntos, um tópico teve atenção especial: a situação política do Brasil hoje. "O interessante é o Felipe Neto aparecer como um personagem relevante em um debate político no meio dessa pandemia, no meio do governo Bolsonaro", diz Chico Barney. "E o bacana da postura dele é que ele usa tudo o que ele construiu como comunicador digital, um ativo para se tornar uma figura relevante também nesse debate e tentar passar alguma coisa de volta para a sociedade."

A entrevista de Felipe Neto no 'Roda Viva' repercutiu no meio político e social. Olha essa soma de forças como é importante neste momento.
Flávio Ricco

Débora ressalta que a voz de Felipe Neto, e de celebridades como Anitta, tem alcançado outros patamares. "Traz a política para perto da gente. Não deixa prevalecer essa visão de que política é essa coisa que a gente não entende, descolada da nossa realidade", ela diz. Chico Barney completa: "A política é o assunto do momento. Acabou 'BBB', não tem novela inédita, política é o grande fator de engajamento agora."

Stycer destaca a postura de Felipe Neto em tomar um posicionamento em relação ao momento em que vivemos. "E ele está falando do lugar dele, que é um lugar importante, mas não é de alguém que está num banquinho fazendo discurso. É uma posição pé no chão, não pretensiosa."

Você pode ouvir o programa UOL Vê TV no Spotify, no Apple Podcasts ou em outros aplicativos de podcasts. No Youtube, a gravação do programa também é transmitida em vídeo. Podcasts são programas que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar -no computador, no smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão todos disponíveis em uol.com.br/podcasts.

UOL Vê TV
1 | 16