Topo

UOL VÊ TV #36: Reprise de novela é a única coisa que funciona hoje no Brasil

Do UOL, em São Paulo

21/07/2020 22h22

Dois anúncios feitos pela Globo recentemente mexeram com o humor dos espectadores nos últimos dias. O primeiro foi sobre a decisão de não exibir mais novelas novas em 2020 por causa da pandemia do novo cornavírus. O segundo diz respeito a "A Força do Querer", trama de Glória Perez exibida pela emissora em 2017, que foi escolhida para substituir "Fina Estampa" no horário das 21h.

No podcast UOL VÊ TV #36, Chico Barney, Débora Miranda e Mauricio Stycer analisam o poder das reprises, que estão conquistando índices de audiência "espetaculares". "Brasileiro adora rever novela. A única coisa que está funcionando hoje no Brasil são as reprises", diz Stycer (disponível a partir de 2:07).

Segundo o colunista do UOL, "Totalmente Demais" bateu o JN na semana passada por quatro dias. "O mundo está acabando, mas a novela das sete está com mais audiência do que o jornal."

Para Débora, a questão é que "brasileiro não aguenta mais ver notícia". "Está todo mundo cansado, há quatro meses nessa situação de pandemia, de ficar dentro de casa. Ninguém aguenta mais ver o número de mortes aumentando, então estão apelando para as novelas. Algumas têm qualidade, outras nem tanto, mas é o entretenimento da TV aberta."

A editora de TV e Famosos do UOL diz que a decisão de adiar as gravações de novelas como "Amor de Mãe" demonstra cuidado com a continuidade das tramas. "A Globo ainda está trabalhando com a hipótese de voltar a gravar em agosto. Mas deve ter uma produção mais lenta, mais cuidadosa, com vários protocolos."

Chico Barney acredita que "a pandemia comprovou que Silvio Santos tinha razão". "O povo gosta de reprise", diz. Para o colunista do UOL, faz sentido a Globo escolher "A Força do Querer". "Queria pelo menos ter dado meu pitaco em alguma enquete no Gshow, em algum lugar. Eu votaria em 'Paraíso Tropical', uma novela muito injustiçada."

Galvão e culinária

Nesta edição do podcast os participantes falaram também sobre os 70 anos de idade do narrador Galvão Bueno, completados na última terça (21).

Outro assunto tratado no programa foi o novo formato do "Master Chef", exibido pela Band, e o sucesso de outros programas de culinária na TV, a exemplo de "Mestre do Sabor", que terá o seu último episódio exibido na Globo na próxima quinta, e "Top Chef", que estreou recentemente na Record. Os participantes também elegeram os Melhores e os Piores da Semana, além da Efeméride da vez, apontada por Chico Barney.

UOL Vê TV
1 | 16