PUBLICIDADE
Topo

Vídeos

UOL Vê TV #41: Reprises de novela causam nova onda de saudosismo na televisão

Colaboração para o UOL, em São Paulo

25/08/2020 20h37

Um fenômeno interessante nesta pandemia é o bom resultado das reprises de novelas da Globo. A volta de algumas tramas e a nova onda de saudosismo causada entre os espectadores é o principal tema do podcast UOL Vê TV #41, com Chico Barney, Débora Miranda e Mauricio Stycer.

Não é à toa, lembra Stycer, que o Viva! é o canal de TV paga mais visto no país. "Na segunda-feira o Twitter veio abaixo com o anúncio do retorno de 'Mulheres Apaixonadas' de Manoel Carlos", destaca o colunista do UOL (disponível no vídeo acima a partir de 00:37).

Para Débora, "Mulheres Apaixonadas" "tem uma cara específica das novelas do Manoel Carlos". "Ela mostra uma realidade quase utópica, da vida no Leblon, ao som de bossa nova", diz a editora de TV e Famosos do UOL. "Além das boas histórias que a gente se acostuma a ver, a gente lembra da nossa vida também."

"Sinto saudades de novela que parecia novela", diz Barney. "A gente estava mais próximo da Televisa do que de Hollywood." De lá para cá, segundo o colunista do UOL, "mudou o timing". "Tem o texto um pouco anacrônico do Manoel Carlos, que não parece nem filme nem série, parece livro da 'Sabrina', a gente foi perdendo um pouco isso."

"A atuação das pessoas parece um teatro infantil comparado ao que a gente tem hoje", continua Barney. "A maneira de gravar, de preparar os atores... Mudou muito em relação ao que a gente tem hoje."

Stycer complementa: "Há cenas de três minutos que são longuíssimas para os parâmetros de hoje. O texto não mudou tanto assim. É que a cena hoje é picotada, tem 30 segundos, depois a cena volta. Perde a dimensão do peso do texto do autor."

Neste episódio do programa, os participantes comentam as respostas dos ouvintes para a enquete realizada no Instagram do UOL TV e Famosos perguntando por que as pessoas gostam de novelas antigas. O isolamento social causado pela pandemia e o fato de o público gostar de nostalgia estão entre os principais motivos citados (no vídeo, a partir de 9:59).

Você pode ouvir o programa UOL Vê TV no Spotify, no Apple Podcasts ou em outros aplicativos de podcasts. No Youtube, a gravação do programa também é transmitida em vídeo.

Vídeos