Topo

Não queremos bunda, anões e gincanas, diz Adnet sobre briga por ibope

Mauricio Stycer

14/04/2015 05h01

tanoaradnetmelhem22015

Chega ao fim nesta quinta-feira (16) a segunda temporada de "Tá No Ar – a TV na TV", o mais ousado programa humorístico exibido pela Globo desde "TV Pirata", em 1988.

O programa final será uma homenagem aos 50 anos da Globo e contará com participações de  Alexandre Nero e Antônio Fagundes. As tradicionais zapeadas vão brincar com cenas históricas destes 50 anos. O personagem Militante Revoltado sai, finalmente, de seu quarto e revela "50 verdades" sobre a Rede Globo.

Rindo com inteligência e, aparentemente, sem limites do universo da televisão, a atração criada por Marcius Melhem, Marcelo Adnet e Mauricio Farias conquistou um público fiel – ainda que modesto, em matéria de audiência.

Nesta entrevista exclusiva ao UOL, Adnet faz um balanço da segunda temporada e realça um dos maiores trunfos do humorístico – o fato de o "Tá No Ar" atirar para todos os lados: "Apenas os menos acostumados à democracia são capazes de se ofender", diz.

Comentando a disputa com "A Praça É Nossa", do SBT, que vai ao ar em um horário próximo, Adnet afirma que o programa "não vai se curvar" à briga pela audiência. "Se quiséssemos priorizar o Ibope, o programa não teria zapeada, não citaria a 'concorrência', teria menos inovações e não teria críticas e subversões que exigem bastante atenção da audiência. Teríamos bunda, anões e gincanas", diz.

Abaixo, a íntegra da entrevista, realizada por e-mail:

Qual é a avaliação que vocês fazem desta segunda temporada?
Marcelo Adnet: Excelente. Profissionalmente, fomos felizes porque acreditamos muito em cada piada que fizemos, desde a ideia até a realização. Os quadros do programa são como nossos filhos, pois nasceram de algo muito íntimo e inviolável – nossa criatividade! Acho que é uma vitória não só pra nós como para o humor na TV. E ainda pessoalmente somos todos – redação, equipe, elenco e até figurantes e executivos da casa – muito amigos e cúmplices e vibramos juntos. Assistimos ao programa juntos aplaudindo, gritando e cantando.

O que vocês esperavam alcançar e não conseguiram?
Nada, porque não criamos expectativa alguma. Queremos apenas ser fiéis ao nosso gosto, estilo, ideias. E isso nós atingimos. Nosso programa vai na contramão da TV tradicional.

tanoarsilviosongsO que você acha que foi o melhor do programa este ano?
Que difícil! Muitas coisas, mas acho que pela simplicidade e apelo popular, destaco o "Silvio's Greatest Songs". O programa já estava todo gravado e, um dia, de brincadeira, mandei áudios no nosso grupo de whatsapp com o Silvio cantando canções. Logo pensamos: "Por que não transformar isso em um quadro de canal musical? Não precisamos de imagem, só áudio". No mesmo dia, elaboramos uma lista de canções e nosso músico genial Marcio Lomiranda produziu as bases rapidamente. Dia seguinte gravei todas as músicas selecionadas e dias depois o quadro estava no ar.

E o que não funcionou?
Acho que a gente só bota no ar o que a gente acha que funciona. E funcionar é algo subjetivo. As pessoas gostam mais e menos de alguns quadros. Não há uma unanimidade sobre nenhum quadro ou programa. Não consigo achar algo que não tenha funcionado, pois como acompanhamos todo o processo de edição, se achamos que algo não está bom, mudamos ali mesmo. Portanto, como nosso ponto de vista está sempre presente, pra gente tá tudo funcionando.

tanoargalinhaconvertidinhaImagino que o programa receba muitas reclamações. O que incomodou mais ao público este ano?
Por incrível que pareça, o fato de o "Tá No Ar" atirar para todos os lados – evangélicos, umbandistas, muçulmanos, judeus, a própria Globo, a publicidade, o sensacionalismo, a televisão como um todo – apenas os menos acostumados à democracia são capazes de se ofender. Acho que o programa oferece diversas carapuças e fica feio pra quem veste a carapuça e reclama, pois falta a estes senso de humor e autocrítica. E o público reconhece isso. Portanto, o programa, ao contrário do que se imagina, recebe muitos elogios por seu estilo politicamente incorreto e inovador, e pouquíssimas reclamações. Existem críticas, que são pontuais, e não as considero reclamações. Você mesmo, Maurício, escreveu que "Tá No Ar" deveria rir da própria Globo que atrasa a programação. Aceito sua crítica e a vejo como relevante, porém acho que em um episódio do "Tá No Ar" criticamos mais a Globo do que em anos de programação. Acho saudável o programa despertar reações diversas nas pessoas.

Algum quadro deixou de ir depois de gravado por ser considerado "forte" demais? O programa é aprovado por instância superior antes de ir ao ar?
Nenhum! Ele é aprovado antes de ir ao ar, mas de forma leve e descontraída, como tem que ser. Agradeço muito a Carlos Henrique Schroder (diretor-geral da Globo) que bancou e apoiou a ousadia do nosso projeto desde o início. Somos livres pra criar.

tanoargugu1Como a equipe viu o "Tá no Ar" ser atrasado na grade em função de uma disputa de audiência com o programa do Gugu, da Record?
Ficamos esperando uns minutos a mais. Somos ansiosos e queremos que comece sempre mais cedo. Não posso afirmar que esse foi o motivo de eventual atraso (o horário do programa sempre apresentou flutuação, desde a primeira temporada). Respeitamos as decisões, contanto que não nos podem artisticamente. E isso nunca aconteceu.

Como você vê o fato de o "Tá no Ar" disputar duramente no Ibope com "A Praça É Nossa", do SBT?
Você que está dizendo isso, não é verdade. Não perdemos para a "Praça" em nenhum dos nove episódios desta temporada. Respeitamos muito o pessoal da "Praça" tanto que já a citamos duas vezes de forma elogiosa, enquanto ela estava no ar, ao mesmo tempo que a gente! Há público para todos. Não fazemos programa priorizando dar Ibope, pensamos na qualidade. Estamos errados em priorizar a qualidade? Se quiséssemos priorizar o Ibope, o programa não teria zapeada, não citaria a "concorrência", teria menos inovações e não teria críticas e subversões que exigem bastante atenção da audiência. Teríamos bunda, anões e gincanas. Não, não queremos isso. Não vamos nos curvar a isso.

Vai ter terceira temporada? Quando?
Não sabemos ainda. Por mim amanhã!

Veja também
"Tá no Ar" cresce 35% em ibope na nova temporada
Programa debocha da Record e coloca Rogéria para relatar contos bíblicos
Humorístico se blinda contra críticas rindo de religião, anunciantes e Globo

O blog está no Twitter, Facebook e Google+.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.