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Faustão ignora o mundo real e demora uma semana para corrigir “fake news”

Mauricio Stycer

25/03/2018 22h20


A difusão de "fake news", aparentemente, é um problema que preocupa muito a Globo. Quase diariamente, a emissora tem tratado do assunto em seus telejornais e, nos últimos dois domingos, o "Fantástico" exibiu duas longas reportagens sobre o tema.

O mesmo não se pode dizer do "Domingão do Faustão". Muito crítico em relação às redes sociais e à internet, que chama de "o penico do mundo", Faustão permitiu que o seu programa exibisse uma notória "fake news" no último domingo (18) e demorou sete dias para corrigi-la.

A bobagem que a cantora Simone falou sobre voto nulo, logo no início do programa, não foi notada pelo apresentador na hora. Tudo bem. Mas houve tempo suficiente, mais de duas horas, no próprio domingo para corrigi-la. Nada foi feito. Ainda naquela noite, a íntegra do "Domingão" online foi ao ar sem cortes, nem advertência para o erro. Durante a semana, igualmente, nenhuma correção foi feita no site do programa.

Todo mundo sabe que um dos grandes problemas das "fake news" é a velocidade com que se propagam. Uma mentira dita ao vivo no "Domingão" tem potencial enorme de difusão. Esperar uma semana para corrigir o erro, como fez Faustão neste domingo (25), mostra ignorância em relação à internet e, pior, desconhecimento sobre a lógica deste tipo de notícia falsa.

Entenda
Se a maioria votar nulo, a eleição é cancelada e os candidatos, suspensos?

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Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

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