Topo

Record pode pôr tudo a perder com segundo horário de novelas

Os protagonistas de "Escrava Mãe", Pedro Carvalho e Gabriela Moreyra - Antônio Chahestian/Divulgação
Os protagonistas de "Escrava Mãe", Pedro Carvalho e Gabriela Moreyra Imagem: Antônio Chahestian/Divulgação

Colunista do UOL*

28/10/2015 07h00

A Record cogita para o ano que vem abrir um segundo horário de novelas. Logo após a estreia da religiosa “A Terra Prometida”, às 20h30, a emissora pretende lançar “Escrava Mãe” em uma nova faixa, às 19h30.

O que se cogita é a fixação desses dois horários, um para as religiosas e o outro para novelas contemporâneas.

Agora é bom que se verifique, como base de análise, a facilidade de mexer naquilo que está dando certo. De comprometer tudo o que foi conquistado.

Houve uma conquista da Record, sem dúvida alguma, com “Os Dez Mandamentos”, mas é importante considerar que ela também aconteceu e continua acontecendo graças a excelente entrega do “Cidade Alerta”, que é exibido antes.

O programa do Marcelo Rezende, não raramente, tem feito isso acima dos 20 pontos. A média que o “Cidade Alerta” tem até 19h30 é de 10 ou 11 pontos.

Para todos os efeitos, devemos considerar que será esta a entrega para “Escrava Mãe”.  A novela terá condições de crescer mais do que isto?  De entregar para a novela religiosa com 20 pontos ou mais, como atualmente acontece?

Não é de hoje que se reclama de certas decisões na Record. Pior é que são sempre erros decorrentes.

Porque “Escrava Mãe” já está quase toda gravada, passou-se a entender como obrigação colocar no ar de qualquer jeito, mesmo com toda a incerteza dos seus resultados. É uma pena. Há e é grande o risco de se jogar fora tudo o que foi conquistado até aqui.

*Colaboração de José Carlos Nery

Leia a coluna na íntegra