Topo

Record tem que esquecer a existência da Globo

Arão (Petrônio Gontijo) cobra Moisés (Guilherme Winter) pela falta de comida. O libertador ora e pede a Deus que envie provisõe em "Os Dez Mandamentos" - Munir Chatack/TV Record
Arão (Petrônio Gontijo) cobra Moisés (Guilherme Winter) pela falta de comida. O libertador ora e pede a Deus que envie provisõe em "Os Dez Mandamentos" Imagem: Munir Chatack/TV Record

Colunista do UOL*

13/11/2015 07h01

É necessário deixar certas questões esclarecidas, para que ninguém se deixe levar por conclusões precipitadas: bons resultados de “Os Dez Mandamentos” à parte, a diferença entre Globo e Record, no quesito produzir novela e valendo-se de uma referência geográfica, ainda é bem superior à distância do Egito ao Brasil. E isto em todos os itens.

Não existem termos possíveis de comparação, embora vez por outra surjam tentativas de colocar as duas em uma situação de igualdade, a séculos de ser atingida. O mais justo é haver o reconhecimento que, graças aos esforços e ao trabalho dos seus profissionais, hoje a Record chegou ao seu maior sucesso na teledramaturgia. E ponto. Outros, com a mesma repercussão ou brilhantismo serão necessários para o seu esperado estabelecimento neste campo.

O que a Record tem que fazer, e isto já foi aqui colocado zilhões de vezes, é se preocupar com a sua própria existência. Procurar, definitivamente, ser ela mesma e de vez esquecer que a Globo existe. Nem Freud explica tamanha fissura.

Posto de observação



Aqui, como simples observador das coisas desse mundo, não consigo esconder a surpresa diante de Globo, Record ou SBT, nenhuma delas, não ter cogitado até agora chamar o distinto Eduardo Cunha para alguma novela. O homem, para drama ou comédia, já mostrou que é com ele mesmo.

Em todas as entrevistas concedidas nos últimos dias, o nobre deputado tem se mostrado um artista pronto.

Pequeno detalhe

Como único pormenor, mas altamente insignificante para qualquer diretor de arte dramática corrigir, as gotinhas de suor que insistem em aparecer bem debaixo do seu nariz, diante de situações mais embaraçosas ou frente a perguntas mais capciosas. Nada também que um lencinho de papel não resolva.

No mais, te cuida Tony Ramos! Cunha pode ter todos os defeitos – e todas as pistas dão que tem, mas é bom nisso.

Insistência perigosa

Algumas rádios, a CBN entre elas, continuam “sonorizando” as mensagens do WhatsApp, com o aviso característico do aplicativo.

Isto para quem está dirigindo, repito, é um crime. Instintivamente, trata-se de algo que leva o cidadão ou cidadã olhar o celular. Por que isso?

Demissões no SBT - 1

O SBT está promovendo novo enxugamento em seus quadros. Decisão que não cabe a ninguém discutir. Se demitir parte dos funcionários para ajustar as contas foi a solução encontrada pela direção da casa para dar continuidade à sua operação, não há porque contestar. É um direito de qualquer empresa.

Só que existem maneiras e maneiras de se fazer isso. Usar de alguma delicadeza e considerar todos os critérios são pontos sempre imprescindíveis.

Demissões no SBT - 2

Entre esses diversos cortes, algumas demissões foram feitas na técnica. Entre elas a de Odair Baleiro, 32 anos de casa, operador de link. Ele, vítima de um infarto, logo após a comunicação da sua dispensa na terça-feira, foi parar na UTI. E até ontem, no fechamento deste espaço, continuava lá.

Ao tomarem conhecimento do ocorrido, ou logo depois dele, os seus chefes suspenderam a demissão. Então tá.

E teve mais

Na mesma terça, estavam decididas as demissões do Alexandre Frota e Oscar Pardini da “Praça”. E que só não aconteceriam se o Moacyr Franco concordasse em reduzir o seu salário.

Fim de tarde, para não atingir uma terceira pessoa – o Moacyr, que nada tinha a ver com isso, encontrou-se uma saída salomônica: para que pudessem continuar, os dois concordaram em diminuir os seus próprios vencimentos a partir de janeiro.

Dividido no meio



O “Bom Dia Brasil”, que vai ao ar em São Paulo, tem se tornado cada vez mais diferente daquele que é exibido no Rio e em outras praças ou emissoras da Rede Globo.

A participação paulista com Rodrigo Bocardi passou a se acentuar bastante nos últimos tempos, com informações do trânsito, além de outras reportagens da cidade e mesmo do estado.

Tem um porque

A Globo passou a dividir de uma outra maneira a operação do “Bom Dia Brasil” em São Paulo e com isso diminuiu de uma maneira bem importante a parte que cabe a Ana Paula Araujo e Chico Pinheiro, para se contrapor à Record.

Foi a forma encontrada de combater a audiência da concorrente, em terrenos paulistanos, no horário de confronto.

Gravando

Fazendo todos vestir branco, a Record começou na quarta-feira a gravação em chroma-key dos sorteios do “Amigo Secreto”, que irá reunir todos os seus apresentadores.

A festa do “Hoje em Dia” foi transferida para o dia 14 de dezembro.

Absolutamente natural

Nesta semana, em todo o país, os programas esportivos da Globo tiraram um pouco o pé da Fórmula 1 – Grande Prêmio do Brasil.

E tiraram o pé porque o evento chegou por aqui esvaziado, sem atrativo nenhum, com o campeão da temporada já decidido – o inglês Lewis Hamilton.

Guardadas as proporções

A Fórmula 1 é como o campeonato brasileiro de futebol em curso, com o seu campeão definido. Ou alguém ainda tem dúvida disso em relação ao Corinthians?

Nos dois casos, o que poderá agora despertar alguma atenção é a disputa pelas outras posições. Simples cumprimento de tabela. Arroz sem sal.

De olho na fortuna



Flávia Alessandra gravou nesta semana, no Museu da Imigração, em São Paulo, suas primeiras cenas para “Êta Mundo Bom!”, novela de época escrita por Walcyr Carrasco que substituirá “Além do Tempo”, a partir de janeiro, na Globo.

Ela viverá a grande vilã da história, Sandra, sobrinha da rica Anastácia (Eliane Giardini), que tudo fará para impedir que a tia encontre Candinho (Sérgio Guizé), seu filho biológico, e assim não perder a sua posição de herdeira.

Estreia


Bate – Rebate

•       O bom resultado do “Balanço”, da Record, na hora do almoço, poderá levar a sua direção ampliar o horário de exibição.
•       Nova novela do Walther Negrão, além de um japonês, terá um núcleo de italianos...
•       ... O autor, inclusive, tem desenvolvido pesquisas junto a essas colônias, em uma tentativa de trazer para a novela algo muito próximo da realidade.
•       Curioso esse mundo das novelas: Juliana Paes consegue ser a mesma de sempre em trabalhos diferentes...
•       ... Renata Sorrah, sem se preocupar com caracterizações especiais ou alongamento e diminuição de cabelo, usa a sua interpretação para se modificar...
•       ... Agora, por exemplo, em “A Regra do Jogo” é uma pessoa que ninguém conhecia. Isso tem nome.
•       Direção da Rede TV! precisa verificar com quais condições a equipe do “Operação de Risco”, programa policial, está trabalhando...
•       ... O que se sabe é que este pessoal está indo às ruas sem melhores ou maiores condições de segurança ou retaguarda por parte da empresa...
•       ... Num programa com tais características, que leva os seus profissionais conviver com o perigo o tempo todo, não pode se admitir tamanho descaso.
•       Mauricio Meirelles apresenta nesta sexta-feira, às 23h, o show “Perdendo Amigos” no Teatro dos Grandes Atores, Rio...
•       ... No domingo, às 19h, será a vez do teatro Cerrado Zulmira Canavarros, em Cuiabá, receber o espetáculo.
•         O estilista Ronaldo Esper estreou ontem no programa “Hoje em Dia”, da Record.
•       Desfalque importante: a Record demitiu ontem a jornalista Maria Pericás, excelente profissional da área de Comunicação que atuava no Rio de Janeiro.
•       Era a única que a emissora tinha no RecNov. Difícil saber como será a partir de agora.
•       Aliás, em se tratando de RecNov, o último que sair apague a luz.

C´est fini

“Posso ajudar?” é o novo quadro do programa “Como Será?”, da Sandra Anennberg, com estreia prevista para 2016. Nele, especialistas de diferentes áreas irão ajudar a encontrar soluções para dificuldades do dia a dia enviadas pelo público.
Dificuldades que vão desde como solucionar as dívidas no fim do mês, a parar de fumar ou emagrecer.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!