Topo

Record vai enterrar boa audiência de "Os Dez Mandamentos"

Colunista do UOL*

16/11/2015 07h01

Falta de planejamento ou de assertividade dá nisso. Quem tem boa memória deve lembrar que em 8 de outubro passado, esta santa coluna antecipou que a autora Vivian de Oliveira iria desenvolver um trabalho em 20 capítulos a fim de criar uma ligação direta entre as tramas de “Os Dez Mandamentos” e “A Terra Prometida”. Um elo para assegurar melhores resultados de audiência.

Estava errada a Record? Claro que não. Só que aí mudaram tudo de novo. “Escrava Mãe”, em processo acelerado de gravações e escalada para fazer esse meio campo, foi discretamente deixada de lado, sob a justificativa de que após “Os Dez Mandamentos” a faixa das 20h30 seria destinada apenas a trabalhos religiosos.

Depois dela serão levadas ao ar antigas minisséries, como sala de espera para a segunda parte de “ODM”, cuja duração já foi ampliada.

Tem tudo para se complicar ou não? O próprio histórico demonstra que qualquer reprise, em televisão nenhuma, deu mais audiência que a primeira exibição? “Rei Davi”, escolhida para abrir os trabalhos, não passou de 6,5 de média.

É de se imaginar como “A Terra Prometida”, daqui uns três ou quatro meses, vai encontrar esse cenário.

Sem explicação

É preciso saber também como vai ficar todo esse pessoal que a Record contratou para “A Terra Prometida”.

Considerando-se que antes dela, a autora Vivian de Oliveira será obrigada a inventar outros 50 ou 60 capítulos de “Os Dez Mandamentos – parte 2”, essa é uma estreia que antes de junho ou julho não vai acontecer.

E aí cabe bem a pergunta

O que será de todos os artistas chamados para essa próxima novela?

Entre eles, os recém-chegados Paloma Bernardi, Kadu Moliterno, Cristiana Oliveira, Leonardo Miggiorim e Nívea Stelmann? Serão 6 ou 7 meses parados, esperando, quem sabe, o mar se abrir novamente.

Ficou assim

A partir do instante em que Mariana Ximenes foi escalada como a nova Tancinha, em “Haja Coração”, substituta de “Totalmente Demais”, se pensou no nome de Marjorie Estiano para cobrir a saída dela do elenco de “Liberdade, Liberdade”, a próxima das 23h na Globo. Mas foi uma escolha que também não prevaleceu.

Marjorie vai estar na série “Ligações Perigosas”, de Manuela Dias, que estreia dia 4 de janeiro na emissora.

Diante disso

Depois de pesquisar outras possibilidades, prevaleceu a escolha de Nathalia Dill para “Liberdade, Liberdade”.

Será dela o papel de grande vilã da novela, a antagonista de Andreia Horta, há muito definida como filha de Tiradentes.

Salseiro bravo

Geraldo Luís é a mais nova vítima do “roubo de pauta”, prática comum nos bastidores da TV, especialmente em emissoras concorrentes.
No caso dele, no entanto, tudo aconteceu debaixo do telhado da Record. Na sua própria casa.

Histórico do problema

O pessoal do “Domingo Show” descobriu a existência de um rapaz, que passou a vender de tudo um pouco dentro dos ônibus, para, com o dinheiro levantado, pagar o vestido de casamento da sua noiva.

Até aí, nada muito diferente do que normalmente o programa apresenta.

Vai daí que...

No dia em que os trabalhos tinham que ser mais afinados, para dar início às gravações, se soube que a produção do Rodrigo Faro tinha ido lá e se acertado com o rapaz.

Ele, ingenuamente, pensando que era tudo Record, se deixou levar.

Ainda assim...

Mesmo com o abafo já caracterizado, três representantes do “Domingo Show” tentaram, na boa, conversar com a produção do Faro para pegar de volta o que por direito era deles.

Só que foram tocados aos berros para fora da sala pelo diretor Ignácio Coqueiro, criando uma situação de absoluto constrangimento. Isso não se faz. Essa de inimigo mora ao lado não pode existir numa mesma emissora.

Prato do dia

Se existe algo na Band em condições de deixar os seus diretores absolutamente despreocupados é que comida boa nunca vai faltar.

Basta acompanhar seus intervalos comerciais para verificar a variedade de pratos possíveis

De italianos a boas churrascarias, existem permutas para todos os gostos.

Caindo aos pedaços

Já se falou nisso por aqui, só que até agora ninguém tomou nenhuma providência com relação aos carros da Rede TV! no Rio. Estão todos caindo aos pedaços, mas surpreendentemente com os documentos OK. Um mistério. Continuam passando sem problemas pelas vistorias do Detran.

A Record, por sua vez, no Rio, vendeu todos os seus carros blindados. Agora, mesmo em situações bem adversas, o seu pessoal está enfrentando o perigo de peito aberto. Sem a menor proteção.

Subindo

Contabilizando, até aqui, 13 semanas de exibição, a faixa horária de “Malhação: Seu Lugar no Mundo” tem apresentado crescimento de audiência em várias praças, como São Paulo, Florianópolis, Porto Alegre e Curitiba.



Bate – Rebate

•       João Cortez, o ruivinho dos comerciais, está nos planos do Walther Negrão para a sua próxima novela na Globo.
•       Bruno Ferrari, ex Record, também já está garantido no elenco de “Liberdade, Liberdade”. Será um dos protagonistas.
•       André Vasconcelos, depois de 8 anos na Record, assumiu o “Jornal Band Minas”, local exibido a partir das 18h50.  
•       Depois de três trabalhos seguidos e em acordo com a Globo, Paolla Oliveira vai ficar um bom período afastada da televisão...
•       ... Tempo que, segundo a sua assessoria, será basicamente dedicado ao cinema.
•       Devido à investida em produções bíblicas, o quadro de roteiristas da Record – pessoal das séries – sofrerá baixas...
•       ... O contrato de Renê Belmonte, por exemplo, termina este mês e ninguém ainda falou em renovação.    
•       Recebendo a cantora Anitta, Xuxa faz hoje o seu último, ao vivo, na Record.
•       Paulo Borges, criador do São Paulo Fashion Week, maior evento de moda do país, vai encabeçar o júri do Miss Brasil, composto por 11 integrantes...
•       ... Haverá ainda um júri técnico, representado por Camila Garcia (diretora da Harper’s Baazar), Denise Céspedes (sócia-diretora da Ford Models) e Giovanni Frasson.
•       ... O evento acontece quarta agora, 18, no Citibank Hall, com transmissão da Bandeirantes. Apresentação de Mariana Weickert e Cássio Reis.

C´est fini

Pode ser até ser uma falsa impressão, mas parece que o “The Voice Brasil”, atualmente em cartaz, está com tempo de arte um pouco menor do que dos anos anteriores.

A edição está mais acelerada e não há mais o rabicho de cenas que mexiam com a emoção do telespectador. Se antes se reclamava que estava um pouco demais, agora está um pouco de menos. Falta encontrar o ponto.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaboração de José Carlos Nery