Topo

Band acerta em exibir novelas turcas

Cena da novela turca "Fatmagül" - Divulgação/Band
Cena da novela turca "Fatmagül" Imagem: Divulgação/Band

Colunista do UOL*

04/12/2015 07h01

Podemos entender como justas e verdadeiras as defesas que são feitas, por parte de vários setores, para incentivar cada vez mais a produção local e, como consequência, diminuir os enlatados o quanto for necessário. E possível.

No entanto, devemos ver como altamente louvável a opção criada pela Bandeirantes, destinando um dos seus horários da faixa da noite para a exibição de novelas turcas, primeiro com “Mil e Uma Noites” e agora com “Fatmagül”. É uma experiência das mais válidas, que vem encontrando no público uma resposta das mais satisfatórias. Os índices conquistados, sempre entre 3 e 5 pontos, têm atestado isso.
 
Se aqui, durante muito tempo, as novelas mexicanas tiveram espaços reservados, inclusive nos apresentando uma maneira de produzir completamente diferente da nossa, hoje podemos verificar outra ainda mais dessemelhante, mas com maior qualidade.
 
Dentro das suas possibilidades atuais, a Band acabou por encontrar uma opção que veio atender uma faixa importante do público.
 
Pé atrás
Aqueles que acompanham mais de perto a trajetória desses trabalhos turcos, por outro lado, se mostram bastante reticentes em relação ao próximo.
“Ezel”, escolhida para substituir “Fatmagül”, de acordo com eles, não é lá essas coisas.
 
Lá e aqui
Sobre as negociações bem avançados do Grupo Bandeirantes com a Turner ainda existem aspectos a serem observados.
 
E no que já nos levam a algumas conclusões daquilo que poderá sair deste casamento.
 
Bom exemplo
A Turner é dona do Chilevision, canal aberto que é a segunda maior audiência do Chile nos dias atuais.
 
Lá, foi muito forte a guinada observada pela emissora depois da sua entrada. Há investimentos pesados na programação, com estreia de novos produtos o ano inteiro.
 
Assinatura - 1
O especial de Zezé di Camargo e Luciano, em produção da Record, tem como boa novidade o roteiro assinado pela jornalista Mariana Kotscho.
 
Um programa que também vai usar o sucesso do filme “Dois filhos de Francisco” como referência.
 
Assinatura - 2
Além de escrever, Mariana se encarregou de fazer entrevistas com os dois, Zezé e Luciano, e com os pais deles, dona Helena e seu Francisco. Aliás, a ideia é contar a história dela, inclusive dando ao programa o título “Os Dois Filhos de dona Helena”.
 
Vai ao ar no dia 17, uma quinta-feira, a partir das 22h30.
 
Confraternização
Carlos Henrique Schroder, diretor-geral da Globo, convocou autores, diretores e boa parte do elenco da casa (não tem condições de colocar todo mundo lá) para um coquetel de confraternização de fim de ano no restaurante do Projac.
 
O evento vai acontecer no próximo dia 14. 
 
Há vagas?
Em capítulo de “A Regra do Jogo” que a Globo exibe dia 8, Ascânio (Tonico Pereira) vai pedir “emprego” para Zé Maria (Tony Ramos).
 
Ele quer entrar para a organização criminosa.
 
Depois de detonar Romero (Alexandre Nero) e se revelar apaixonado por Atena (Giovanna Antonelli), Ascânio completa: “Eu penso no bem da facção! E falando nisso, acho que eu podia fazer mais se vocês me derem uma chance”.
 
Nada impedirá
Como uma das produtoras de conteúdo mais poderosas do país, a Casablanca poderá vir a trabalhar com diversas emissoras das TVs aberta e fechada, mesmo se utilizando das dependências da Record, no Rio, onde funcionava o RecNov.
 
Não existe no contrato firmado entre elas nenhuma cláusula que estabeleça qualquer exclusividade.
 
Independentemente disso
A Casablanca deu por concluídos os trabalhos da novela “Escrava Mãe”. Foi inteiramente captada, restando apenas a edição e finalização dos capítulos.
Fica a expectativa agora de quando será a sua exibição. Na Record, a informação é de que ainda não há nenhuma definição sobre isso.
 
Volta da Christiane - 1
Vai se chamar “Imóveis, reflexos da crise”, a nova série do “Jornal da Globo”, com estreia segunda-feira, realizada por Christiane Pelajo.
São cinco episódios, com a proposta de fazer um diagnóstico do mercado atualmente.
 
Pelajo, como se sabe, em 2011, gravou uma série sobre o auge do boom do mercado imobiliário. Agora, após quatro anos, retrata como está o mercado no momento. “As cidades eram canteiros de obras em 2011 e hoje existem grandes estoques de apartamentos e os lançamentos estão três vezes menores”, conta a jornalista.
 
Volta da Christiane - 2 
Para a produção desta série, a equipe visitou oito estados e contabilizou mais de 3 mil horas de gravação.
 
No primeiro episódio, será mostrado o esforço de algumas empresas para tentar zerar seus estoques através de feirões, descontos e facilidades como carros e até viagens.
 
Com este trabalho, a âncora se despede do “JG” e fica no aguardo de um novo projeto.
 
Segundo as últimas informações, ela irá comandar um novo telejornal da GloboNews.
 
Performance
Desde a estreia, em 8 de agosto, na Globo, o “É de Casa” tem registrado crescimento de audiência no país (PNT – Painel Nacional de Televisão).
 
É líder no horário com média de 7 pontos e 24% de participação, um ponto a mais do que marcou em agosto, mês de estreia.
 
Seus apresentadores, aliás, irão comemorar os quatro meses da atração neste sábado, logo após o programa ao vivo. Patrícia Poeta, Cissa Guimarães, Tiago Leifert, Ana Furtado, Zeca Camargo e André Marques, mais a equipe do programa, vão se reunir em um restaurante japonês do Leblon.
 
Bate – Rebate
·       Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari continuam trabalhando normalmente na novela que substituirá “ Velho Chico”...
·       ... Os dois, inclusive, além do texto, têm estudado as possibilidades para o elenco...
·       ... Isabella Santoni, Reynaldo Gianecchini, Vera Holtz,  Otávio Augusto e Cláudia Abreu, entre outros, já estão com suas presenças confirmadas.
·         Houve um tempo que a Record, ainda sob a antiga administração e com sérias dificuldades, inventou uma sessão de cinema chamada “Sala Especial”...
·       ... Nela eram programadas as mais diferentes pornochanchadas produzidas na “boca do lixo” em São Paulo...
·       ... E com estouros de audiência...
·       ... Curioso é que o “Como era gostoso”, do Canal Brasil, às terças e quartas-feiras, à meia-noite, já de algum tempo faz a mesma coisa...
·       ... E mesmo com o passar dos anos, acaba sendo uma das maiores audiências da emissora. Como é a natureza...
·         ... Aliás, não são raros os filmes cujos artistas já faleceram há algum tempo.
·       Futebol, na Globo, quarta-feira, deu exatos 32 pontos. Na Band, 7.
 
C'est fini
O diretor Luiz Fernando Carvalho, de “Velho Chico”, em viagem pelo interior da Bahia e regiões do Alagoas, definiu boa parte das locações da novela.
Festividades de algumas dessas regiões, como na cidade de Penedo, em janeiro, já poderão ser gravadas.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!
 
*Colaboração José Carlos Nery