Topo

GfK tem resultados muito parecidos com os do Ibope

Dados de audiência da GfK ainda não foram divulgados oficialmente - SXC
Dados de audiência da GfK ainda não foram divulgados oficialmente Imagem: SXC

Colunista do UOL*

08/12/2015 07h01

Não deixa de ser altamente frustrante para todo o mercado o silêncio em torno do trabalho da GfK, depois da enorme expectativa criada para o início das suas atividades aqui no Brasil.

Novidade sobre o assunto, por enquanto nenhuma. Como informação oficial possível, o único fato dado a conhecer é que as pesquisas continuam sendo feitas e os clientes SBT, Record e Rede TV! estão recebendo regularmente os resultados dessas aferições desde o dia 1º de outubro – “Mas que toda e qualquer divulgação só será feita após a conclusão dos trabalhos de auditoria da Ernst & Young, o que se espera para o primeiro trimestre do ano que vem”.
 
De qualquer maneira, o que de certa forma já se admite por parte das três emissoras diretamente envolvidas, é que praticamente não existem maiores diferenças nos resultados, em relação àqueles que o Ibope tem divulgado.
 
As diferenças são tão insignificantes, que em nada alteram o panorama que há muito tempo conhecemos. Guardadas as diferenças de tempo e dinheiro, mais ou menos o que aconteceu, há 10 ou 12 anos, quando houve a tentativa de fazer existir o Datanexus.
 
Confidencial – 1
A direção do SBT está empenhada em buscar uma área próxima da sua sede da Anhanguera, o mais rapidamente possível, para construir novos estúdios para a sua teledramaturgia.
 
Esta pesquisa de local é um trabalho para ontem. Prioritário.
 
Confidencial – 2
As instalações atuais do SBT permitem apenas a gravação de uma novela por vez e o desejo, já para o ano que vem, é se promover a abertura de um segundo horário.
 
Todo este levantamento de custos, incluindo a compra da área pretendida, será levado ao conhecimento de Silvio Santos para a sua aprovação.
 
Prevaleceu o bom senso
A Record voltou atrás na decisão de extinguir imediatamente o plano médico dos profissionais que foram demitidos do extinto RecNov, no Rio de Janeiro.
 
Emissora e Life Empresarial, empresa da Igreja Universal, abriram um canal de atendimentos com essas pessoas e, pelo acordado, elas poderão fazer uso do convênio, pagando do próprio bolso, por até dois anos. Menos mal.
 
Reformulação
Mais de dez artistas, entre atores e atrizes, receberam a informação que não farão parte do segundo ano do “Zorra”. Como o ano ainda não acabou, aguarda-se outras baixas no elenco.
 
Maurício Farias e Marcius Melhem estão coordenando toda esta reformulação.
 
Cautela
A direção da Record espera anunciar oficialmente a contratação de Fábio Porchat ainda neste dezembro, antes mesmo do Natal.
 
A informação é que já tudo foi conversado e ajustado. A questão agora é botar no papel e assinar.
 
A surpresa
Em relação a este programa do Porchat na Record, cuja estreia só se dará no segundo semestre de 2016, também foi ajustado que a Eyeworks será a sua produtora responsável, aliás, confirmando informação que a coluna já tinha adiantado.
 
Eyeworks que até aqui ficou conhecida em só trabalhar com a Bandeirantes.
 
No ar
A Globo já tem chamadas no ar com Fernanda Lima anunciando a terceira temporada do “SuperStar”, com estreia agora em janeiro.
 
Só não se fala nada ainda sobre os jurados do programa. Se vai ter mudança ou não. Mas tudo indica que vai.
 
Mudança de nome
Os antigos estúdios do Renato Aragão, que depois de comprados e ampliados pela Record receberam o nome de RecNov, deixaram de existir.
 
O local agora será chamado de Casablanca Estúdios ou Estúdios Casablanca. É só uma simples questão de ordem das palavras.
 
Por outro lado
Também se dá como certo que as portas dos estúdios, agora sob a responsabilidade da Casablanca, serão reabertas em 8 de janeiro.
 
As gravações de “Os Dez Mandamentos – Parte 2”, terão início imediatamente após essa data.
 
Time fechado
O diretor Edgard Miranda praticamente definiu o elenco da minissérie “Sem Volta”, nova produção da Record, com gravações marcadas para janeiro.
 
Estão acertadas as participações de Camila Rodrigues, Roger Gobeth, Silvio Guindane, Cláudia Mauro, Heitor Martinez, Juliana Schalch, Nicola Siri, Ângela Leal, Ângelo Paes Leme, Flávia Monteiro, Mariana Molina, Gustavo Leão e Rhaisa Batista (foto), que esteve em “Verdades Secretas”.
 
Bate - Rebate
·       A Globo trabalha com a data de 18 de janeiro para a estreia de “Êta Mundo Bom”, substituta de “Além do Tempo”.
·       Uma ala importante da direção da Band já se mostra contrária à transmissão da Copa do Brasil no ano que vem...
·       ... Usam, como argumento, os jogos de baixa qualidade da primeira fase da competição...
·       ... Resta saber se a Bandeirantes terá coisa melhor para colocar no ar.
·       Andrea Beltrão, livre de “Tapas & Beijos”, já é um nome bem disputado entre os autores de novelas da TV Globo...
·       ... Por enquanto, sem nada ainda de oficial, ela segue em férias.
·       A programação da Disney continua enfiando um dinheiro de respeito nos cofres do SBT...
·       ... Aliás, foi uma negociação que o próprio dono encabeçou e nenhum outro dos seus diretores participou...
·       ... Só que continuam muito fortes os estragos provocados na audiência...
·       ... O “Domingo Legal”, os números demonstram, foi o mais atingido.
 
C´est fini
João Falcão, diretor e roteirista, se desligou da Globo para se dedicar ao espetáculo musical “Gabriela”, que estreia no primeiro semestre do ano que vem, em São Paulo.
 
De acordo com a casa, “ele tirou um ano sabático para desenvolver um projeto de teatro e depois volta”.
 
Falcão era um dos profissionais envolvidos no remake do “Você Decide”. 
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!
 
*Colaboração José Carlos Nery