Topo

Próxima das 21h na Globo tem história de amor emoldurada por crítica social

Luiz Fernando Carvalho orienta Chico Diz em gravação de "Velho Chico" - Caiuá Franco/Divulgação/TV Globo
Luiz Fernando Carvalho orienta Chico Diz em gravação de "Velho Chico" Imagem: Caiuá Franco/Divulgação/TV Globo

Colunista do UOL*

08/01/2016 07h01

A Globo deu início, nesta semana, às gravações de "Velho Chico", novela de Benedito Ruy Barbosa, escrita por Edmara Barbosa e Bruno Barbosa, com direção de Luiz Fernando Carvalho, prevista para estrear em março. Ninguém ainda sabe o dia. As primeiras externas mobilizam Fabíula Nascimento, Chico Diaz e Rodrigo Lombardi, entre outros, em locações nos municípios de Mossoró (RN) e Delmiro Gouveia (AL).

Luiz Fernando define a substituta de "A Regra do Jogo" como uma saga familiar shakespeariana. De acordo com ele, vem aí "uma novela de amor, mas também emoldurada por uma crítica social". O enredo do romance, entre herdeiros de famílias rivais, vai se entrelaçar à trajetória de luta pelo renascimento do rio São Francisco. A briga, que começa pelas águas e avança pelas terras, perderá o sentido para a nova geração, mas nem por isso a rivalidade deixará de existir entre os seus componentes.

Ainda segundo o diretor, a trama de Benedito, com início na década de 60, também reforça outros valores importantes, como, por exemplo, promover "um reencontro com a brasilidade, com a história do nosso país e de sua gente, dos amores puros e dos desencontros, uma declaração de amor à nossa terra, contada com uma emoção brasileira, nossa!".

Olho nisso
Na Record há o entendimento que o "Hoje em Dia" precisa ganhar mais 30 minutos de duração.

Essa necessidade vem da alta carga comercial do programa. É hoje um dos maiores faturamentos da casa.

Único problema
A espichada no "Hoje em Dia" só não aconteceu até agora porque está difícil tirar alguma coisa do que existe antes, "Fala Brasil", e o que entra depois, "Balanço Geral".

Como dinheiro, nessas e outras ocasiões, sempre fala mais alto, acredita-se que é só uma questão de tempo para alguma decisão ser tomada.

Tudo em ordem
Existiram, sim, problemas no começo das gravações de "Totalmente Demais", que persistiram até mesmo depois de a novela estrear.

Agora, contornados todos eles, é possível assegurar que está tudo correndo bem. Não foram mais registrados atrasos ou ausência de ninguém, e com isso as gravações tomaram embalo.

Passeando
A Record foi bem representada neste começo de ano em Las Vegas.

César Filho lá esteve, acompanhado de toda a família, assim com o vice de Jornalismo, Douglas Tavolaro com a mulher.

É o seguinte:
Naquilo que diz respeito ao segundo horário de novelas da Record, às 19h30, embora cogitado pela direção da casa, é possível assegurar que nada existe sobre ele até agora.

E não existe por duas razões: a boa audiência do Marcelo Rezende no horário e o risco de trocar o certo pelo incerto.

Até pode ser
A abertura de uma segunda faixa para a teledramaturgia até poderá acontecer no futuro e, por aí se entenda, a partir de 2017 ou até mais na frente.

A única preocupação de agora é o lançamento de "Os Dez Mandamentos - Parte 2" e a estreia de "A Terra Prometida" na sequência. Para a direção da casa não está sendo possível priorizar outra coisa.

Prometendo - 1
A continuar da forma como as coisas estão se encaminhando, a cobertura da Olimpíada aqui no Brasil promete um vareio dos canais fechados contra a TV aberta.

É impossível imaginar um panorama diferente.

Prometendo - 2
Em se tratando de Jogos Olímpicos, não contando a Globo, que há algum tempo vem cuidando do assunto, Bandeirantes e Record não prepararam nada de mais interessante, pelo menos até agora, que possa atrair a atenção do telespectador.

Estão dando toda a pinta que só irão transmitir para cumprir tabela, sem qualquer atrativo ou componente que possa promover uma diferença.

Em compensação...
O panorama é completamente outro nas emissoras fechadas, entenda-se SporTV, ESPN e FOX.

Além de trabalharem com vários canais, todos elas já estão com os Jogos Olímpicos na cabeça e em suas programações, preparando o espírito do telespectador para esta cobertura. Sem se tocar, ele está sendo levado por elas.

Questão de tempo
Tudo caminha para Luan Santana ter um programa dele ou apresentado por ele na Globo. Segundo foi possível apurar, o que falta é apenas um formato. Um formato que se ajuste ao cantor.

Pesquisas realizadas apontaram que ele é uma figura com enorme aceitação, dentro e fora do meio musical, além de ter um trânsito muito bom entre os mais diferentes tipos de público.

Mariana Godoy recebe o cantor Erasmo Carlos - Fernanda Simão/Divulgação/RedeTV! - Fernanda Simão/Divulgação/RedeTV!
Mariana Godoy recebe Erasmo Carlos
Imagem: Fernanda Simão/Divulgação/RedeTV!
Tremendão
O programa da Mariana Godoy, na Rede TV!, recebe nesta sexta-feira, a partir das 22h30, o cantor Erasmo Carlos. Lembrando que no segundo semestre chegará aos cinemas "Minha fama de mau", cinebiografia que mostra o início de sua carreira, nos anos 50 e 60, sob direção de Lui Farias. Chay Suede interpreta o cantor em sua juventude, período em que Erasmo conquistou a fama de Tremendão.

Bate – Rebate

• Téo José vai fazer novamente o Galo da Madrugada na transmissão do carnaval da Band...
• ... Todos os outros repórteres em Recife serão da emissora da praça...
• ... Quanto ao pessoal que vai trabalhar em Salvador, está confirmada a presença de Patrícia Maldonado...
• ... E, por enquanto, só ela.
• Nada foi dito ainda, mas merece: Evaristo Costa se saiu bem na apresentação do "Fantástico", cobrindo as férias do Tadeu Schmidt.
• O "The Voice", em seus dois formatos, o adulto e o Kids, foi um achado da Globo...
• ... É um programa, nas duas versões, com aprovação do público e que tem tudo para continuar muito tempo.
• A série "Mr. Bean", destaque de audiência na tela do Viva, também passa a ser disponibilizada no Viva Play, a sua plataforma de vídeo "on demand".
• A nova temporada do "Tá no Ar" vai contar com participações especiais de vários contratados da Globo...
• ... Entre os quais, Vera Fischer, Débora Bloch, Paulo Betti e Domingos Montagner.

C'est fini
As dispensas na Record, neste começo de ano, não se limitaram a São Paulo.

Outras praças, do mesmo Estado, tiveram profissionais demitidos, especialmente do jornalismo. Entre elas, São José do Rio Preto, Franca, Ribeirão Preto, Bauru, Botucatu e Sorocaba.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaborou José Carlos Nery