Ex-apresentador da Globo, Berto Filho morre de câncer aos 75 anos
Morreu neste sábado (12), aos 75 anos, o jornalista e ex-apresentador da Globo Berto Filho, vítima de câncer na garganta que se espalhou pelo cérebro. Ele ficou na bancada do "Jornal Nacional" e "Hoje" e também foi locutor do "RJ TV" e do "Fantástico".
Berto estava internado no INCA (Instituto Nacional do Câncer), no Rio de Janeiro, e completaria 76 anos neste domingo. O jornalista foi velado e sepultado no Cemitério do Caju, neste domingo.
Desde janeiro, após ficar viúvo, Berto morava no Retiro dos Artistas, no Rio de Janeiro, e chegou ao local com problemas de saúde sérios. Ele também lutava contra um câncer no fígado e se recuperava de um AVC (Acidente Vascular Cerebral).
O jornalista não tinha plano de saúde e estava fazendo tratamento no INCA. Além da Globo, onde trabalhou nos anos 70 e 80, Berto Filho passou pela TV Rio, Rede Manchete, SBT e RedeTV!. Em 2004, foi recontratado pela Globo para assumir a locução das matérias do Fantástico. O contrato com a emissora foi rescindido em 2008.
Berto deixa três filhos e uma autobiografia, que deverá ser lançada em breve. Um dos filhos, Henry Lelot, despediu-se do pai com um depoimento emocionado em seu perfil no Facebook.
"Ele morava com o filho, homem, sozinho, que não tem como cuidar direito, também trabalha e nos procurou para saber da possibilidade da gente poder acolhê-lo e ajudá-lo. O Retiro o recebeu de portas abertas, sabendo o quanto ele batalhou", disse.
Há três anos, Berto estava bem e foi até o Retiro dos Artistas pleitear uma vaga para uma irmã dele, que era cantora, e morava no interior de São Paulo.
"Ele passou o dia, conversou com todo mundo, estava feliz, mas, nestes três anos, perdeu irmã, a esposa e em seguida foi diagnosticado com câncer", disse Cida.
Seja o primeiro a comentar
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.