Topo

Gata borralheira vira modelo no conto de fadas de "Totalmente Demais"

Giselle de Almeida

Do UOL, no Rio

09/11/2015 07h00

Um conto de fadas moderno com direito a uma gata borralheira sonhadora do interior, um "sapo" com a malandragem das ruas, um príncipe bon vivant e uma vilã que sonha sem ser mãe. "Totalmente Demais", que estreia nesta segunda-feira (9), às 19h, reúne todos esses elementos para contar uma história que cruza os caminhos de Eliza (Marina Ruy Barbosa), Jonatas (Felipe Simas), Arthur (Fábio Assunção) e Carolina (Juliana Paes) num intrincado quadrado amoroso.

"Tudo isso é contado com humor, é uma comédia romântica por excelência. Tem um tom leve, divertido e poético", adianta Paulo Halm, que escreve a trama junto com Rosane Svartman, sua parceira também na bem-sucedida "Malhação Sonhos".

Na história, Eliza sai de Campo Claro, cidade fictícia no interior do Rio de Janeiro, para ter uma vida melhor na capital. Depois de ser assaltada, passa a viver nas ruas e é salva de vários perigos por Jonatas, que logo se apaixona por ela. A rotina da jovem é vender flores em bares e restaurantes até que é descoberta por Arthur, dono de uma agência de modelos que encontra nela uma candidata perfeita - com uma beleza natural - para o concurso "Garota Totalmente Demais".

A competição é fruto da parceria entre a empresa de cosméticos Bastille, presidida por Germano (Humberto Martins) e a revista feminina "Totalmente Demais", dirigida pela ambiciosa Carolina, que mantém um affair com Arthur e se vê ameaçada com a chegada de Eliza.

"É um papel multifacetado para mim, porque a Carolina tem muitas versões dela mesma. Ela é essa mulher determinada, que sabe o que quer, mas quando está com a irmã, é mais humanizada. Quando está com o Arthur, é mais doce e romântica. Quando está na redação é essa mulher mandona, que não mede palavras. É a primeira vez que faço uma personagem que não se preocupa em agradar. Todos os meus personagens foram politicamente corretos, essa não. Eu não quero que as pessoas gostem dela, mas que ela desperte emoção", afirma Juliana, que reluta em classificar a personagem como vilã.

Segundo Fábio Assunção, que retorna às novelas após sete anos - a última foi "Negócio da China" -, a parceria com a atriz tem um gostinho de novidade. "Estamos buscando muito o humor. É um casal que se provoca o tempo todo, estão juntos há muito tempo, mas também não ficam juntos, isso é divertido. Estou muito feliz de fazer um cara alto astral. Depois do 'Tapas & Beijos', acho que herdei um pouco essa coisa de me divertir mais em cena. Não que não tenha densidade ou profundidade. Mas acho bacana poder fazer um personagem com que eu possa brincar", afirma.

A ideia do concurso surge de Lili (Vivianne Pasmanter), herdeira da Bastille e mulher de Germano, em homenagem à filha, Sophia (Priscila Steinman), que morreu num acidente de carro. Após a tragédia, ela entra em depressão, e a relação do marido com o outro filho do casal, Fabinho (Daniel Blanco).

Durante a competição, Eliza encontra algumas antagonistas de peso, como a deslumbrada Cassandra (Juliana Paiva). Apesar de nunca ter tido o sonho de ser modelo, a jovem comemora, no entanto, a chance de trazer sua mãe e seus irmãos para o Rio. Só que a nova realidade a aproxima de Arthur e a afasta de Jonatas, que passa a semana inteira vendendo balas no sinal e só volta para a casa da família, em Curicica, nos fins de semana.

"Ninguém é muito mocinho ou bandido na novela, as pessoas fazem escolhas erradas. Uns personagens são antagonistas uns dos outros. Tentamos trabalhar o texto sem o maniqueísmo a que as pessoas estão acostumadas", afirma Rosane.