Topo

Jornalista Renato Machado será repórter especial do "Globo Repórter"

Renato Machado era correspondente e comentarista da Globo em Londres desde 2011 - Divulgação/Globo
Renato Machado era correspondente e comentarista da Globo em Londres desde 2011 Imagem: Divulgação/Globo

Felipe Pinheiro

Do UOL, em São Paulo

11/12/2015 13h37

Renato Machado, que se despediu do "Bom Dia Brasil" nesta sexta-feira (11) após quase 20 anos de serviços prestados ao telejornal, será repórter especial do "Globo Repórter" a partir do ano que vem. A saída dele do programa se deve a mudanças promovidas pela Globo no departamento de jornalismo, segundo informou a emissora ao UOL

Com esta decisão, o jornalista volta ao programa no qual começou sua carreira na Globo, em 1982. Em sua primeira reportagem feita para o jornalístico apresentado por Sérgio Chapelin, Renato acompanhou o comércio de sangue na Baixada Fluminense. 

Ele trabalhava como correspondente e comentarista da Globo em Londres desde 2011, quando passou o bastão de apresentador do "Bom Dia Brasil" para o jornalista Chico Pinheiro. Renato ainda esteve na função de editor-chefe do telejornal por 15 anos. 

Despedida do "Bom Dia Brasil"

No programa desta sexta-feira, Renato se despediu dos colegas de trabalho Ana Paula Araújo e Chico Pinheiro. A partir de segunda-feira, Cecília Malan assume o posto deixado por ele. 

"Eu me despeço da velha-nova Londres e do 'Bom dia Brasil'. Vamos nos encontrar mais adiante em outras reportagens e outras coberturas", declarou. 
 
Ana Paula Araújo disse aguardar pela volta do jornalista ao Rio de Janeiro. " Bem-vindo de volta", afirmou. O âncora Chico Pinheiro lembrou o início da parceria com Renato no telejornal matutino da Globo. "Lembro que em janeiro de 1996 estive com você quando começamos esta nova etapa no 'Bom Dia Brasil'. Eu era o seu colaborador de São Paulo", declarou. "Vinte anos de manhãs", encerrou o correspondente.