Topo

Criador do programa "Ensaio", Fernando Faro morre aos 88 anos em São Paulo

Do UOL, em São Paulo

25/04/2016 08h40

O produtor musical, jornalista e dramaturgo Fernando Faro morreu, aos 88 anos, na madrugada desta segunda-feira (25), em São Paulo, segundo confirmou a assessoria de imprensa da TV Cultura.

Produtor musical Fernando Faro morreu aos 88 anos após quase três meses internado - Divulgação - Divulgação
Produtor musical Fernando Faro morreu aos 88 anos após quase três meses internado
Imagem: Divulgação
Faro estava internado havia quase três meses no hospital Oswaldo Cruz com insuficiência renal e desidratação. Nesta madrugada, teve uma parada cardiorrespiratória. O velório será no cemitério do Araçá, a partir das 9h, e a cerimônia de cremação está prevista para começar às 21h no Crematório de Vila Alpina.

Conhecido como Baixo, apelido que lhe foi dado pelo novelista Cassiano Gabus Mendes (1929-1993) devido à estatura e ao tom de voz suave, sempre se dedicou à música e pode ser considerado a pessoa que mais entende de MPB no Brasil. Sua entrevistas em tom intimista para os programas “TV de Vanguarda” e “Móbile”, ambos da TV Tupi, e “Divino Maravilhoso”, da TV Excelsior, inauguraram o estilo característico de abordar os entrevistados, cujos detalhes e expressões eram revelados em supercloses.

As mesmas técnicas passaram a ser usadas no programa "Ensaio", que nasceu em 1969 na TV Tupi, e migrou para a Cultura na década de 1970 com o nome de "MPB Especial", antes de ser novamente rebatizado com o nome que o consagrou, já nos anos 90.

Fernando Abílio de Faro Santos nasceu em Aracaju (SE), cresceu em Salvador (BA) e mudou-se para São Paulo para estudar Direito no Largo São Francisco. Em pouco tempo desistiu do direito e começou a trabalhar como repórter para publicações como "A Noite" e “Jornal de São Paulo”. No anos 1960 levou peças de teatro para a Rádio Cultura no programa "Ribalta", antes de migrar para a TV Paulista.  Ao completar 80 anos, em 2007, Faro foi homenageado pela Fundação Padre Anchieta com um livro biográfico intitulado "Baixo".

Na década de 60, realizou musicais como o "Hora da Bossa", para a TV Tupi. O programa era exibido aos domingos, ao vivo, e marcou os primeiros passos de Faro como produtor musical. Espetáculos de personalidades como Ney Matogrosso, Dorival Caymmi, Gal Costa, Chico Buarque e Marcos Valle receberam a sua assinatura.  Como diretor, realizou eventos como o Festival Universitário, o Festival de Música Popular e o Festival da Viola.

O produtor deixa três filhos, Maria Luiza, Maria Fernanda e Lucas, e duas netas. 


"ENSAIO" NA TV

O formato do "Ensaio" surgiu na década de 70 com o nome “MPB Especial” e tem como característica principal o foco no entrevistado, sendo que o entrevistador sai de cena e conduz a entrevista nos bastidores para que o convidado se destaque. Na TV Cultura, o "Ensaio" foi exibido durante 26 anos e teve cerca de 700 programas produzidos.

" Eu acho que o entrevistador é um ruído. Mais que isso, é um barulho. Quando ele está lá, o depoimento fica dividido. Ora, se eu pergunto a um artista: 'Quando você nasceu?'. Ele começa a resposta dizendo 'eu nasci em tal lugar'. Logo, a pergunta deixa tudo redundante", disse Faro em entrevista ao jornal "Estado de S. Paulo", em janeiro de 2012.

Personalidades da música como Cartola, Milton Nascimento, Tim Maia, João Gilberto, Ney Matogrosso, Itamar Assumpção, Elis Regina e entre tantos outros passaram pelo programa. Na edição exibida na noite deste domingo (24) pela TV Cultura, o destaque foi a cantora Ellen Oléria. Fernando Faro foi o responsável também pelas primeiras participações de Caetano Veloso e Gilberto Gil na TV. Produziu shows para TV para Chico Buarque, Gal Costa e Elis Regina.

Segundou observou o jornalista Jotabê Medeiros, em artigo publicado no UOL, o programa "Ensaio" mostrou à TV que a gentileza, a paciência, a delicadeza, o conhecimento sem vaidade e a própria arte são também pertinentes à atividade jornalística, e assim ajudou a desvendar todo um universo afetivo da música popular brasileira. 

REPERCUSSÃO
Filho do diretor Antônio Abujamra, morto há um ano, André Abujamra prestou homenagem a Faro. Em depoimento publicado no Instagram, ele lembrou da amizade dos dois.

"Querido Baixo foi encontrar seu amigo Abu no céu! Fernando Faro, um homem maravilhoso nos deixa exatamente um ano após meu querido pai! Eles eram muito amigos e fizeram coisas muito maravilhosas na TV! Faro falava com seus olhos verdes! Sabia tudo de música e gente! Querido Baixo fica a saudade", escreveu.

Apresentador do programa musical "Sr. Brasil", da TV Cultura, Rolando Boldrin também se despediu do produtor. "Hoje a TV brasileira perde um grande profissional. Nosso querido amigo Fernando Faro. A música Brasileira perde a sua maior referência, e o céu ganha um anjo da nossa música", disse no Facebook.

Filipe Catto, que participou do "Ensaio" em 2011 e 2016, falou da admiração que sente por Baixo. "Um cara que fez acontecer até o ultimo minuto de uma vida longa e cheia de lindos encontros. Uma vida cheia de música, de arte, de poesia. Tive o privilégio único de gravar com o Baixo. A primeira vez, lá em 2011 no programa Ensaio que se desdobrou na amizade e admiração que seguiu-se em diversos encontros e gravações, culminando em uma segunda edição do Ensaio que gravamos no final do ano passado. Tudo nobre, grande e inesquecível. Muito obrigado, Baixo, por seu voto de confiança. Quando penso que pudemos conviver, me sinto um gigante, porque estar perto de pessoas assim faz a gente enriquecer demais. Vou sempre guardar suas palavras, seu amor e sua bênção. Estamos juntos", se despediu em sua conta do Facebook.