Topo

Assim como Ivana, homens trans já engravidaram na vida real

Do UOL, no Rio

29/08/2017 04h00

Como costuma fazer em suas novelas, Gloria Perez buscou mais uma vez na realidade inspiração para a gravidez de Ivan (Carol Duarte) em "A Força do Querer". A trama remete a um caso que virou notícia recentemente nos Estados Unidos e repercutiu no mundo todo: o do casal Trystan Reese e seu parceiro, Biff Chaplow. Transgênero, Trystan deu à luz o pequeno Leo em julho deste ano

O americano deu início ao seu processo de transição ainda no Ensino Médio: foi quando ele escolheu um nome masculino e começou a tomar hormônios, mas optou por não fazer a cirurgia de redesignação sexual.

Trystan Reese e Biff Chaplow nas últimas semanas de gestação - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Trystan Reese e Biff Chaplow nas últimas semanas de gestação
Imagem: Reprodução/Facebook

"Eu dizia que eu era um homossexual em um corpo de mulher. Eu comecei a tomar testosterona e meu corpo começou a mudar. Emocionalmente foi muito difícil, mas em seis meses eu era um homem", afirmou ele, em entrevista ao jornal francês "Paris Match".

Juntos há sete anos, os dois já tinham dois filhos, adotados em 2011. Mas, decidido a gerar um filho biológico, Trystan interrompeu a ingestão de testosterona para conseguir engravidar. 

"Nunca quis que o meu corpo não fosse um corpo de transexual. Estou bem sendo um homem que tem útero, que tem a capacidade de ter um bebê", afirmou em um vídeo publicado no perfil do casal no Facebook.

Thomas Beatie, o "homem grávido", em 2008 - Reprodução - Reprodução
Thomas Beatie, em 2008
Imagem: Reprodução

Em 2008, o americano Thomas Beatie ficou conhecido como o primeiro transexual a dar à luz. À época, ele declarou que decidiu engravidar porque a mulher, Nancy, era incapaz de gerar uma criança, e eles tiveram uma menina, Susan Juliette.

Um ano depois, Beatie engravidou novamente: desta vez, o casal teve um menino, Austin Alexander. 

Em 2012, depois de nove anos juntos e mais um filho, Jensen James, o casal resolveu se separar