Topo

Série da GloboNews e filho ajudam repórter a trabalhar ansiedade

Pedro Neville na série "Desacelera", da Globonews - Divulgação
Pedro Neville na série "Desacelera", da Globonews Imagem: Divulgação

Guilherme Machado

Do UOL, em São Paulo

30/01/2020 04h00

O jornalista Pedro Neville sempre tentou lidar com sua ansiedade, que o inspirou a produzir uma série de reportagens de televisão para a GloboNews. Em "Desacelera", que estreou sua segunda temporada nesta semana no canal, o repórter explora as linhas que dividem as ansiedades normais do dia a dia de transtornos de ansiedade e dá dicas de que maneira é possível tranquilizar o ritmo.

"Está todo mundo ansioso hoje, eu também sou muito ansioso. Eu me incomodava, eu vivo com pressa, vivo andando correndo. Eu e minha mulher, a gente nem anda de mãos dadas mais porque estou sempre adiantado, sou sempre o primeiro a sair do cinema. Quando eu acordo, a primeira coisa que eu faço é pegar o celular e começar a ler notícias. Sou muito acelerado, isso estava começando a me incomodar, eu percebia que não era só eu, isso é uma epidemia que está acontecendo", explica Neville ao UOL.

Com a série, Pedro diz que aprendeu a se tornar mais tranquilo por conta das histórias e diferentes tratamentos que conheceu.

"Eu acho que eu saio um pouco menos ansioso, mas ainda tenho muito a caminhar. Algumas pessoas que trabalham comigo, cinegrafistas principalmente, até elogiaram: 'olha, você está mais calmo, estou achando você mais tranquilo'. Normalmente, eu pilho as pessoas. Eu tenho me estressado menos com situações que antes me irritavam", enfatiza.

"O que eu aprendi foi separar mais tempo do meu dia para fazer o que eu gosto. Eu tenho lido mais, livros que te divertem, tenho voltado a fazer mais exercício, o contato com a natureza é super benéfico para te gerar um bem-estar. E aí a parte mais difícil: cuidar melhor da alimentação, sou muito viciado em doce. Eu descobri nessa série que quanto mais comida de verdade você comia, menos industrializada, menos vontade você vai ter de comer doce", complementa ele.

Pedro Neville e a mulher, Maria Fernanda, anunciam gravidez - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Pedro Neville e a mulher, Maria Fernanda, anunciam gravidez
Imagem: Reprodução/Instagram
Existe um outro fato que o ajudou também a ver a vida de forma mais leve: o jornalista será pai em breve, do pequeno Benjamin, fruto de seu relacionamento com a mulher, Maria Fernanda.

"Está para chegar no Carnaval o Benjamin. Estou com a minha esposa há 17 anos e a gente se conheceu no colégio, ela é minha primeira namorada. Só esse ano, a gente começou a tentar de verdade, a gente sempre quis, por mim, tinha cinco. Ela vai querer parar no segundo, estou achando. O Benjamin me inspirou com certeza a tentar ser uma pessoa mais calma e aproveitar mais o momento. O ansioso está o tempo inteiro com a cabeça lá frente, ou ruminando o que aconteceu, ou está sofrendo por antecipação".

Nos três episódios de "Desacelera" são abordados temas como ansiedade infantil e vício digital. O jornalista destaca como a era digital afetou a ansiedade das pessoas e que as reportagens exploraram de que forma usar as tecnologias de forma consciente.

"Quando a gente fala sobre ansiedade, a gente fala muito sobre o mundo acelerado em que a gente está vivendo hoje. Essa velocidade digital em que você manda uma mensagem no Whatsapp e já quer uma resposta no mesmo segundo, senão já fica agoniado, querendo ligar".