Topo

Apelido de Babu teve origem em bullying racista nos tempos de colégio

Babu se chama Alexandre - Reprodução/GlobosatPlay
Babu se chama Alexandre Imagem: Reprodução/GlobosatPlay

Leandro Carneiro

Do UOL, em São Paulo

10/03/2020 04h00

Quando alguém falar sobre a participação de Alexandre Santana no Big Brother Brasil, ninguém lembrará. Mas, se o assunto foi Babu Santana, sua atuação dentro da casa terá sido marcante. Com um discurso politizado, seja contra o machismo ou racismo, ele tem se destacado. Ontem, ao se defender do paredão, o brother reforçou o desejo de ser o primeiro negro a vencer o reality e contrariar as estatísticas.

Alguns podem achar que o brother apenas apelou em busca de votos para não ser eliminado do reality. Mas, a luta de Babu contra o racismo começou desde cedo. Inclusive, a origem de seu apelido vem de uma música racista de quando ainda era criança, nos tempos de colégio.

"Tinha Olimpíadas na escola, e eu era o goleiro. Era o mais alto do time, acabava indo para o gol. Inventaram uma musiquinha porque era indisciplinado, pois sempre ficava de castigo em uma turma mais velha, de segundo grau. Um belo dia, fui num jogo, era muito espalhafatoso, brigão. Um moleque falou parece um babuíno, enquanto passava um vídeo de primatas", disse Babu, em entrevista à Marília Gabriela em 2014.

"Fizeram a musiquinha. Eu lembro que quando acabou a musiquinha, eu voei na galera, bati em quem eu via na frente. Foi uma tormenta na minha vida".

Tudo mudou no dia em que Reinaldo, um amigo que tinha deficiência, o chamou de babuíno. Naquele dia, o brother reclamou. "Eu virei para dar nele e falei 'não faz isso'". E seu amigo sugeriu chamá-lo apenas de Babu.

O participante do reality show acabou aceitando a sugestão por um motivo: esse era o apelido de seu pai, que trabalhava como segurança na Globo.

"Tinha apelido de Babu, por outro motivo. Era personagem do 'Jeannie é um Gênio', tinha o Babu, um gênio atrapalhado. Meu pai era distraído e botaram esse apelido nele. Coincidência, meu pai e eu com o mesmo apelido, por questões distintas. Falei está bom, Reinaldo, Babu pode. Agora, quando me chama de Alexandre, precisa me chamar três vezes", relembrou.

Curiosamente, o brother teve dificuldade para emplacar o apelido Babu como seu nome artístico. Ele chegou a falar que teve brigar para que o Alexandre fosse alterado nas primeiras peças.

Quem deve sair do BBB 20: Manu, Victor Hugo ou Babu?

Enquete encerrada

Total de 303614 votos
80,36%
Divulgação/TV Globo
13,35%
Divulgação/TV Globo
6,29%
Divulgação/TV Globo
A votação do UOL não possui caráter cientifico ou influência sobre o resultado do programa da TV Globo

Valide seu voto