Topo

Xará de Rodrigo Branco reclama de ataques nas redes: 'Nada a ver com isso'

O publicitário Rodrigo Branco (à esquerda) está sendo confundido com o diretor Rodrigo Branco (à direita) - Instagram/Reprodução
O publicitário Rodrigo Branco (à esquerda) está sendo confundido com o diretor Rodrigo Branco (à direita)
Imagem: Instagram/Reprodução

Daniel Palomares

Do UOL, em São Paulo

01/04/2020 15h03

Compartilhar o mesmo nome e sobrenome de outra pessoa é sempre um risco de confusão. Se o seu xará está sendo bombardeado na internet após declarações consideradas racistas, a coisa pode ficar ainda pior.

É o que aconteceu com Rodrigo Branco, publicitário de Porto Alegre, que viu suas redes sociais serem tomadas por ofensas e xingamentos desde que o diretor de TV homônimo fez comentários públicos insensíveis e preconceituosos. Em uma conversa com a influenciadora digital Jude Paulla, ele comentou que as pessoas torcem por Thelma no "BBB 20" por ela ser "uma negra coitada" e chamou a jornalista Maju Coutinho de "péssima, horrível", afirmando que ela só estaria na bancada do "Jornal Hoje" "por causa de sua cor".

O Rodrigo de Porto Alegre conta que tudo começou quando um amigo enviou um print dos "trending topics" do Twitter com o tópico "Rodrigo Branco racista". "Ele fez umas piadas dizendo que eu seria julgado pelo tribunal da internet", conta, em papo com o UOL.

ROD1 - Twitter/Reprodução - Twitter/Reprodução
O termo 'Rodrigo Branco racista' foi destaque nos tópicos do Twitter
Imagem: Twitter/Reprodução

"Comecei a receber várias menções me xingando. Durante o dia, fui levando numa boa, explicando que não era eu. Mas um amigo advogado me sugeriu avisar que eu tiraria print de tudo e que as pessoas iriam responder judicialmente", diz. "De madrugada, meu celular não parava de apitar. Eram muitas notificações", conta Rodrigo.

"Umas pessoas entendem. Outras rebatem, insistindo que era eu o culpado. É uma situação muito chata, já estou em isolamento social e agora ainda estou tendo que responder por algo que não fiz", lamenta Rodrigo.

Histórico de confusões

Essa não foi a primeira vez que os dois Rodrigos foram confundidos. O publicitário explica que, já há alguns anos, recebe e-mails que seriam direcionados ao diretor de televisão, além de marcações erradas no Instagram. "Eu levava numa boa, encaminhava o que recebia para ele. Isso nunca foi um peso para mim", explica.

"Eu não o conheço, nunca falei com ele pessoalmente. Quando eu encaminhava os e-mails, ele me respondia brevemente, sempre de maneira profissional", relembra. Diante de toda a confusão dos nomes, ele tentou se comunicar com Branco novamente, mas não obteve resposta. "Falei que estava tomando porrada de todo lado nas redes sociais, sendo chamado de racista. Perguntei o que ele me sugeriria."

Rodrigo não pretende processar ninguém que o ofendeu no Twitter, mas faz um apelo. "Estou pedindo para que essas pessoas julguem a ele e não a mim. Eu não tenho nada a ver com isso", esclarece. "Não posso dizer que é uma pena o que está acontecendo com ele. Ele falou algo bem grave. A gente fala e tem que arcar com as consequências. Só espero que as consequências dele não recaiam sobre mim."