Topo

No Dia das Mães, famosas relatam como é a gravidez na quarentena

Reprodução/Instagram/AgNews
Imagem: Reprodução/Instagram/AgNews

Felipe Pinheiro

Do UOL, em São Paulo

10/05/2020 04h00

Grávidas pela primeira vez, Titi Muller, Daiana Garbin e Franciele Grossi têm de lidar com as inseguranças provocadas naturalmente pela experiência da gestação e agora também com as dificuldades de se manter isoladas em meio à pandemia no novo coronavírus. Como não há vacina para a covid-19, a recomendação de especialistas em saúde é ficar em casa. Mas como se manter em segurança na quarentena com a necessidade de realizar o acompanhamento do bebê com as idas ao médico? Como se submeter aos exames pré-natal?

No Dia das Mães, famosas contam como têm superado as dificuldades de estar grávidas em plena pandemia. Para todas o isolamento social é visto como fundamental, e a quarentena vem sendo seguida à risca para garantir o bem-estar dos bebês. Apresentadora do Multishow, Titi evita ao máximo o contato com o mundo externo, mas invariavelmente isso acontece. A quarentena dela é compartilhada com o marido, Tomas Bertoni.

"Cada vez que pego o elevador é um risco, por mais que use máscara. O pré-natal não tem muito o que fazer. Alguns laboratórios pegam o material em casa, mas tem muito ultrassom, por exemplo. Toda vez que saio de casa para o laboratório parece que estou indo para Chernobyl, de óculos, cabelo preso, máscara e álcool gel na bolsa", afirma. E antes de entrar em casa, recomeça o ritual: "Tiro toda a roupa no lobby e vou para o banheiro direto".

Retratos de uma espera @tomasbertoni

Uma publicação compartilhada por Titi Müller (@titimuller_) em

Já as consultas com a obstetra, ela conta, são todas on-line. "Não fiz nenhuma consulta presencial desde o início da pandemia. A única foi com a fisioterapeuta pélvica, que me ensinou as massagens. Estou com 33 semanas de gestação e tenho só mais uma saída para exame. Depois, é esperar o neném nascer", diz ela, que dará à luz em um hospital que funciona apenas como maternidade.

Acho que vai dar tudo certo. Não tem muito o que fazer além de confiar. Depois de tomarmos todos os cuidados, é torcer para que não aconteça nada.

Tiago Leifert: do 'BBB' direto para o banho

Daiana Garbin e Tiago Leifert - @garbindaiana/Instagram - @garbindaiana/Instagram
Daiana Garbin e Tiago Leifert
Imagem: @garbindaiana/Instagram
Daiana Garbin cumpre a quarentena desde antes do início oficial estabelecido pelo governo estadual. Cancelou compromissos e adiou eventos, como o lançamento de seu livro. Como Titi, ela também estabeleceu uma rotina de consultas on-line, e as saídas ao médico costumam ocorrer uma vez ao mês para exames como ultrassonografia.

Ela afirma que se preocupa em evitar a contaminação "porque ainda não tem muitas informações sobre o impacto da doença em gestantes e nos bebês". "É uma situação muito nova para todos nós", avalia. Daiana é casada com Tiago Leifert, que trabalhou durante a quarentena à frente do "BBB 20", nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro. Todo cuidado, portanto, era extremo pelo contato do apresentador com o mundo externo.

"Além de sair de casa o mínimo possível, adotamos várias medidas de higiene, porque o Tiago ia trabalhar todos os dias durante o 'BBB'. Ele tomava muito cuidado. Trabalhava de casa o máximo possível, ia para a Globo mais perto da hora do programa e ficava o tempo todo de máscara, só tirava para apresentar." O apresentador ainda tomava medidas de segurança ao chegar em casa.

Ele chegava de máscara, tirava toda a roupa na área de serviço e ia direto para o banho, sem encostar em nada da casa. O médico da Globo o orientou assim e deu certo. E também a equipe do 'BBB' fez um trabalho brilhante de prevenção. Agora que o programa acabou, Tiago está em casa de quarentena também. E, claro, toda vez que precisamos sair para ir médico usamos máscara.

Cuidados para 'não surtar' e enxoval on-line

Franciele e Diego Grossi começaram o namoro no "BBB 14" e continuaram juntos depois disso. Agora, estão "grávidos" e de quarentena, o que de certa forma os faz lembrar da época de confinamento. Os dois também participaram do "Power Couple Brasil", na Record. Para cuidar de saúde mental, Fran procura filtrar as notícias sobre as vítimas do novo coronavírus. Ela está no sexto mês de gestação de um menino, que se chamará Enrico.

"Tenho tentado me manter calma e focar a gestação. Fico realmente preocupada e apreensiva. Com todas as notícias, a insegurança aumenta. Acompanho, mas tento não surtar. Gestação é um momento único e passa tão rápido", diz a influenciadora, que está trabalhando de casa.

Estou terminando de produzir meu enxoval e consigo fazer as compras on-line. Facilita muito. Mas fico triste de não poder fazer o chá de bebê e de não receber as pessoas que a gente ama.