Topo

No ar em 'Fina estampa', Monica Carvalho revela que está com coronavírus

Monica Carvalho - Reprodução/Instagram
Monica Carvalho Imagem: Reprodução/Instagram

Marcela Ribeiro

Do UOL, no Rio

18/05/2020 13h54

Monica Carvalho testou positivo para o Covid-19. A atriz, no ar nas reprises de 'Fina Estampa' (Globo) e 'Chocolate com Pimenta' (Viva), está isolada em sua casa, em São Paulo, com o marido, Alaor Paris, de 40 anos, e as filhas, Valentina e Yaclara, de 4 e 15 anos. Ela contou ao UOL que os primeiros sintomas foram coriza e espirro. Em seguida, ela ficou com falta de paladar e olfato.

"Minha vizinha, que é médica, mandou eu fazer o teste com meu perfume mais forte, eu não senti o cheiro, ela falou para eu fazer o teste do PCR, que deu positivo".

Monica descobriu que seu marido, que sentiu apenas uma leve dor de garganta, contraiu a doença primeiro.

"Fiquei muito assustada porque tinha trazido minha mãe do Rio para ficar comigo porque meu irmão estava com covid também. A sorte é que eu e minha mãe já mantínhamos um certo distanciamento, a gente não se abraçou, não se beijou".

'Sensação de fragilidade'

A mãe fez o teste e deu negativo. Ela voltou em seguida para sua casa no Rio de Janeiro.

"A doença tem um lado muito negativo, não poder abraçar minhas filhas e não me despedir da minha mãe, dá uma sensação de solidão, de fragilidade muito grande".

O contato diário com a filha caçula acaba sendo inevitável.

"Estava com muito medo, mas continuei tendo contato com a minha filha pequena porque é impossível você segurar uma criança de quatro anos dentro de casa. A infectologista disse que não tinha esse risco, porque ela já deve ter pego e estaria imunizada, não teve sintomas. Minha mais velha fica no quarto dela".

Retrato de família ?? @alalas80 @yaclara baby valentina muito amor numa foto

Uma publicação compartilhada por Monica Carvalho (@monicacarvalhooficial) em

Medo do pior

Monica e o marido estão isolados dentro do quarto. Ela admite que sentiu medo quando viu o resultado.

O susto é muito grande porque existe o fantasma das estatísticas e você não sabe de que lado vai estar. Sempre fica com medo do pior porque é uma doença que você não sabe quais vão ser os sintomas que você vai ter

"Tive sintomas leves, que parecia uma gripe, fui medicada imediatamente. O que acho importante nessa minha experiência é a testagem porque existe uma responsabilidade e compromisso social de você não passar essa doença para ninguém. Ao sentir qualquer sintoma estranho, tem que fazer o teste".

Para tentar trabalhar o lado emocional, a atriz conta que tem recorrido à fé.

"Rezo muito e agradeço por passar pela doença de uma forma leve. Tenho gratidão por estar com a saúde boa, mas teve dias que chorei, fiquei com medo nos dias que poderiam acontecer a fase mas difícil. Mas aí eu conversava com a Dra Jessica Ramos e ela me acalmava e no décimo dia ela disse que eu estava fora de risco".

Para passar o tempo, Monica tem visto séries, filmes e novelas, duas da qual ela atua em reprises que estão no ar.

"Tenho assistido 'Fina Estampa' e 'Chocolate com Pimenta', é legal rever trabalhos que foram tão bacanas e fizeram sucesso. A gente acaba ganhando um novo público também".