Topo

Felipe Neto x Polado: Entenda o debate que envolveu os youtubers

Os Youtubers Felipe Neto e Gabriel Dantas, conhecido como Polado - Reprodução/Instagram
Os Youtubers Felipe Neto e Gabriel Dantas, conhecido como Polado Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, no Rio

18/05/2020 10h48

O Youtuber Gabriel Dantas, conhecido como Polado, postou ontem em seu canal um vídeo com uma carta aberta a Felipe Neto. O motivo: seriam as constantes cobranças de Neto para que os famosos e influencers se posicionem publicamente contra o governo de Jair Bolsonaro.

"É uma cambada de covardes. Influenciador que não se manifesta agora é cúmplice. E quem se cala perante o fascismo é fascista", disse Felipe em um trecho.

Polado rebateu as falas de Neto em um vídeo do seu canal, que tem mais de cinco milhões de inscritos. Ele disse que é a favor da liberdade de expressão e completamente contra essa obrigatoriedade que Felipe impôs, "de forma arrogante", em relação aos artistas que não querem se posicionar politicamente.

O Youtuber diz que Felipe falando em tom de ameaça se torna tão autoritário quanto quem você critica.

A treta foi formada no Twitter e muita gente apoiou Polado que tem mais de 620 mil seguidores na rede social, bem menos que os 11,5 milhões de Neto.

Polado continuou no vídeo dizendo que Felipe está pagando de salvador da pátria, mas faz qualquer coisa por views, dinheiro e influência. Ele relembrou um passado recente do Youtuber em que reclamava com frequência de vídeos seus que eram censurados pelo site para maiores de 18 anos:

"Meados de 2015, ele entrou numa nóia de que o Youtube queria derrubar o canal dele". Polado então exibiu vários trechos de vídeos em que Neto comentava sobre as personagens de game com apelo sexual: "tesão", "teta" e "raba" são algumas delas, além de citar algumas drogas como maconha e cocaína.

Polado disse que foi perseguido por Neto após ter seu vídeo em alta no Youtube. Felipe tentava encontrar justificativas do motivo de ter alguns vídeos censurados em seu canal e Polado não.

Após o vídeo crítico de Neto, apontando os "problemas" do canal, o youtuber disse que passou a recebeu dezenas de denúncias e seu conteúdo teve o número de visualizações afetados. "Ele causou um impacto no meu canal, que é meu meio de vida, que vocês não têm noção. Não consigo acreditar que alguém tenha essa índole", desabafou Polado.

Felipe Neto permaneceu calado sobre a carta aberta de Polado, apesar de ter sido cobrado por muita gente para se posicionar em relação às críticas, que incluíram também uma ação criada em seu canal para que crianças e adolescentes concorressem a uma visita à sua mansão, com ligações que custavam R$ 3,99 cada.

"É por isso que não considero o Felipe Neto na hora de pensar e agir, e você?", encerrou Polado no vídeo que já tem mais de 485 mil visualizações.