Topo

Diana nunca superou bulimia, diz mordomo: 'Tinha medo de ser internada'

Princesa Diana e o famoso "vestido da vingança" - Getty Images
Princesa Diana e o famoso 'vestido da vingança' Imagem: Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

16/11/2020 09h10

Paul Burrell, mordomo pessoal de Diana nos anos que antecederam a morte da princesa em 1997, contou ao programa de TV britânico "The Royal Beat" sobre os dramas da mãe dos príncipes Harry e William, notícia do The Sun.

"A bulimia jamais deixou de fazer parte da vida dela, estava lá até a última semana, sempre esteve", disse Burrell. "Ela nunca superou a doença porque era uma das poucas coisas que ela conseguia controlar, era a forma dela controlar alguma coisa em sua vida", revelou ele, aos 62 anos.

"Sabe, no fim ela só queria manter a própria dignidade e continuar centrada pelos filhos, ela tinha medo de ser internada e perder o acesso às crianças", contou Burrell sobre Diana, que morreu anos 36 anos.

"A autoestima está baixa e você se sente sem valor. Você enche o estômago quatro ou cinco vezes por dia, talvez mais, e isso te conforta. Mas é só temporário. Depois, você sente nojo do seu estômago e põe para fora. É repetitivo e destrutivo", desabafo da princesa à BBC em 1995.

"Eu chegava em casa e era muito difícil saber como confortar a mim mesma depois de passar o dia confortando outras pessoas, então eu pulava para a geladeira. Estava pedindo socorro, mas dando os sinais errados. As pessoas decidiram que o problema era esse: 'a Diana é instável'".

The Crown e Diana

As cenas em que Diana força o vômito na quarta temporada de "The Crown" são fortes. O bom trabalho da atriz Emma Corrin na série da Netflix pode até chocar o público, e a bulimia foi uma realidade na vida da princesa.

A série mostra a dor de Diana na relação conturbada com o príncipe Charles; ela sofre com a falta de atenção da família (a sua própria e a da rainha) e, muitas vezes, é ignorada pelo marido — o herdeiro de Elizabeth II já era obcecado por Camilla, que foi namorada, amante e hoje é sua mulher.