Topo

Bonner usa tom irônico pra noticiar pedido de ajuda de Bolsonaro à China

O jornalista disse que o Brasil precisa de vacina: "E está pedindo. Está pedindo para quem? Para a China!" - Reprodução/TV Globo
O jornalista disse que o Brasil precisa de vacina: "E está pedindo. Está pedindo para quem? Para a China!" Imagem: Reprodução/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

09/03/2021 22h27Atualizada em 09/03/2021 22h30

Os espectadores do "Jornal Nacional" ficaram surpresos hoje com o tom irônico empregado pelo apresentador William Bonner ao noticiar um pedido de ajuda do governo de Jair Bolsonaro (sem partido) à China.

A matéria era sobre a carta enviada ao embaixador do país asiático no Brasil solicitando a compra de 30 milhões de doses da vacina BBIBP-CorV. O jornalista disse que o Brasil precisa de vacina: "E está pedindo. Está pedindo para quem? Para a China!"

O público correu para as redes sociais para comentar o momento:

O tom de Bonner se deve ao histórico de críticas de membros do governo Bolsonaro à China. Durante a pandemia, o governo brasileiro se aliou ao discurso dos Estados Unidos de que o país asiático teria falhado em conter o vírus no início do surto — e, por muito tempo, rejeitou a vacina chinesa.

Resposta a Gilmar Mendes

Esse não foi o único momento da edição de hoje do "Jornal Nacional" que chamou a atenção nas redes sociais. Hoje, Bonner também leu uma resposta para a declaração feita pelo ministro Gilmar Mendes durante a votação do STF (Supremo Tribunal Federal) que decidiu pela retomada do julgamento de suspeição do ex-juiz Sérgio Moro.

O ministro afirmou durante seu voto que "este modelo de Estado Totalitário que se desenhou teve a complacência da mídia". Mesmo sem citação direta à Rede Globo, Bonner respondeu:

"Em relação ao jornalismo da Globo, é preciso dizer que aqui nós nos dedicamos a registrar os fatos, com as suas repercussões e seus desdobramentos, como estamos fazendo agora na cobertura do julgamento da suspensão do ex-juiz Sérgio Moro".