Topo

Tata Werneck diz que Paulo Gustavo está 'melhorando muito'

Colaboração para o UOL, em São Paulo

25/04/2021 07h50Atualizada em 26/04/2021 12h33

Tatá Werneck voltou a comentar o estado de saúde do ator Paulo Gustavo na noite de sábado (24) através de suas redes sociais. O humorista está internado desde o dia 13 de março com covid-19 no Rio de Janeiro.

Questionada por uma seguidora sobre o quadro do comediante, a atriz respondeu:

O Paulo está melhorando muito, graças a Deus, a Jesus amado e aos médicos, obviamente. Obrigada pelas orações, gente. Está realmente chegando até ele.

O último boletim médico a respeito de Paulo Gustavo foi divulgado à imprensa no dia 19 de abril. O texto, divulgado pela própria equipe de comunicação do ator, diz que ele apresentou melhora, os problemas mais urgentes foram contornados e não surgiram novas complicações.

"Felizmente, não surgiram novas complicações nos últimos quatro dias. O quadro clínico do paciente, embora ainda preocupante, é de estabilidade, com alguns sinais mais evidentes de recuperação das funções pulmonares. Também verificamos boa responsividade aos pequenos estímulos. Ainda há necessidade de mantermos a ECMO, assim como a ventilação mecânica", conclui a nota.

O histórico do estado de Paulo Gustavo

O comediante foi entubado em 21 de março, após 8 dias de internação para combater a covid-19. Paulo Gustavo, no entanto, continuou a apresentar piora do quadro respiratório e, no dia 2 de abril, a equipe médica decidiu submetê-lo à terapia por ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea) na UTI, uma técnica também conhecida como pulmão artificial que auxilia na oxigenação do sangue.

No dia 4 e, novamente, no dia 9 de abril, o ator passou por procedimentos por via endoscópica (toracoscopia) para corrigir fístulas bronco-pleurais, uma comunicação anormal entre brônquios e pleura, a membrana dos pulmões, que permite o vazamento de ar.

Em 11 de abril, o ator seguia em estado crítico, teve nova fístula detectada, segundo nota à imprensa, e recebeu reposição de fatores de coagulação. No dia 15 de abril, um novo boletim médico afirmou que ele também foi submetido naquela semana a "várias intervenções, como broncoscopias, e alguns procedimentos cirúrgicos" que controlaram hemorragias.