Topo

Paulo Gustavo apresenta melhoras, mas quadro ainda é preocupante

Do UOL, em São Paulo

19/04/2021 17h41

Paulo Gustavo segue internado na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) com covid-19 em estado grave, mas apresentou melhoras nos últimos quatro dias.

De acordo com o boletim encaminhado ao UOL pela equipe do ator, seu quadro de saúde apresentou melhora e os problemas mais urgentes foram contornados e não surgiram novas complicações.

Felizmente, não surgiram novas complicações nos últimos quatro dias. O quadro clínico do paciente, embora ainda preocupante, é de estabilidade, com alguns sinais mais evidentes de recuperação das funções pulmonares. Também verificamos boa responsividade aos pequenos estímulos. Ainda há necessidade de mantermos a ECMO, assim como a ventilação mecânica.

A família de Paulo Gustavo agradeceu mais uma vez o carinho e as orações destinadas ao ator e pediu "que continuem a enviar boas energias para a recuperação de todos os que se encontram na luta contra o vírus".

O astro de "Minha Mãe É Uma Peça" e "220 Volts" segue internado desde o dia 13 de março. No último boletim — divulgado na quinta-feira (15) —, a equipe médica se mostrava otimista com a melhora do ator já que ele não apresentava mais hemorragias.

Homofobia

O MPAL (Ministério Público de Alagoas) anunciou hoje que vai apurar o crime de racismo cometido pelo pastor José Olímpio, da Assembleia de Deus de Alagoas. Na última quinta-feira (15), ele afirmou que está orando pela morte do ator Paulo Gustavo.

"Ao menos a priori e, em tese, verifica-se, neste caso, o induzimento, discriminação e preconceito, penalmente típicos nos moldes do artigo 20 da Lei nº 7.716/89", afirmou o promotor de Justiça Lucas Sachsida no comunicado da MPAL.

O texto publicado no site oficial também informa que a a pena para este crime é de reclusão de 1 a 3 anos, além de pagamento de multa, podendo chegar a 5 anos em casos mais graves.

Em 2019, o STF (Supremo Tribunal Federal) igualou a homofobia e a transfobia ao racismo por enxergar omissão constitucional do Congresso ao não ajustar a lei para que esses crimes fossem punidos. Desde então, casos dessa natureza passaram a ser julgados com a mesma legislação prevista para os casos de racismo.

Imunizados! Os famosos que já receberam a vacina da covid-19