Topo

Paola Carosella, Fábio Porchat e mais ironizam Salles após ação da PF

Ricardo Salles e ministério do Meio Ambiente foi alvo de busca e apreensão da PF - Marcelo Camargo/Agência Brasil
Ricardo Salles e ministério do Meio Ambiente foi alvo de busca e apreensão da PF Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Do UOL, em São Paulo

19/05/2021 12h46Atualizada em 19/05/2021 16h24

A chef Paola Carosella, o apresentador Fábio Porchat e a atriz Leandra Leal ironizaram e criticaram o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, após a Polícia Federal fazer busca e apreensão em endereços do ministério e de Salles.

A ação apura suspeitas de crimes de corrupção, advocacia administrativa, prevaricação e facilitação de contrabando que teriam sido feitos por agentes públicos e empresários madeireiros.

Foram 35 mandados de busca no Distrito Federal, São Paulo e Pará determinados pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes.

Paolla postou uma indireta se referindo ao Brasil e depois compartilhou uma manchete satírica do "Sensacionalista", dizendo que a operação contra Salles se chamaria "Mamata Atlântica" — em referência a fala dos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre supostas verbas de governos anteriores destinadas a setores, familiares e aliados.

A ação, na verdade, se chama Akuanduba, uma divindade dos índios Araras, que habitam o Pará

O Brasil é maior que esses caras

Fábio Porchat disse que o dia seria bom para todos aqueles que não são o "ministro do meio ambiente alvo de operação da Polícia Federal".

A atriz Leandra Leal lembrou que hoje tem o depoimento do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello na CPI da Covid e usou o termo "grande dia", utilizado por Bolsonaro quando Evo Morales renunciou e quando Jean Wyllys desistiu de assumir o segundo mandato como deputado na câmara, em 2019 — mas também usado para comemorar nas redes sociais a aprovação de medidas do governo.

Hoje é um grande dia pro Ricardo Salles e Pazuello pagarem por tudo que fizeram.

A ativista pelos direitos dos animais Luísa Mell usou o Instagram dizendo que há uma "quadrilha de criminosos saqueando nosso país, usando a máquina pública para facilitar a destruição da nossa floresta e a proteção dos criminosos".

A apresentadora provocou Salles com uma fala dele na reunião ministerial em abril do ano passado, quando sugeriu aproveitar a atenção da mídia sobre a pandemia para aprovar reformas "infralegais" de todos os tipos.

Ricardo Salles achou que ia passar a boiada a vontade?

A cantora Anitta não se manifestou sobre o assunto. Ela e Salles discutiram no Twitter após ela pedir a saída do ministro devido ao seu trabalho — ele a respondeu chamando de "Teletubbie".

Anitta respondeu:

Ao invés de trabalhar ficam de gracinha no Twitter... esse é nosso governo teen [do inglês, adolescente]... até eu tô mais ocupada fazendo algo pelo meu país do que você, meu querido.