Topo

Martin Bashir diz 'sentir muito' por entrevista com Diana e pede perdão

Martin Bashir entrevista a Princesa Diana no programa "Panorama" - Getty Images
Martin Bashir entrevista a Princesa Diana no programa "Panorama" Imagem: Getty Images

Do UOL, em Santos

23/05/2021 10h17

Martin Bashir, ex-jornalista do canal britânico BBC, pediu desculpas aos duques de Cambridge e Sussex, William e Harry, pela polêmica entrevista que realizou com a mãe deles, Diana Spencer, em 1995. Ele afirma, no entanto, que não acredita ter agido de forma errada.

De acordo com um inquérito aberto para apurar o episódio, o repórter teria violado regras editoriais da BBC ao falsificar documentos para obter a entrevista. A investigação revela ainda que funcionários da emissora acobertaram suas ações.

A BBC publicou uma carta de retratação aos príncipes William e Harry, e pediu desculpas ao príncipe Charles, ex-marido dela, e ao irmão de Lady Di, Charles Spencer.

"Nós a adorávamos, e é por isso que queríamos protegê-la", disse Bashir, em uma entrevista publicada ontem no Sunday Times, argumentando que ele e Diana eram amigos.

Ele pediu desculpas, ainda, por ter mostrado falsos documentos bancários ao irmão de Diana, mas disse que isso não influenciou a entrevista.

"Eu nunca quis ferir Diana da maneira que fosse, e não acredito que fizemos isso. Tudo o que fizemos, em relação à entrevista, foi da forma que ela quis. Desde quando ela queria que o palácio fosse alertado até a transmissão e o conteúdo", disse.

"Eu fiz algo errado, mas, pelo amor de Deus, reconheçam que tínhamos uma relação e reconheçam o que ela contribui por meio daquela entrevista. (...) Eu era um jovem quando a entrevista aconteceu. Espero que as pessoas me deem a oportunidade de mostrar que eu estou arrependido do que aconteceu".

Críticas de William

Na última sexta (20), o príncipe William lamentou que Diana nunca tenha descoberto a farsa de Martin Bashir para obter a entrevista.

Em sua declaração, o duque de Cambridge disse que o "efeito cascata de uma cultura de exploração e práticas antiéticas" acabou tirando a vida de sua mãe.

Ele acrescentou que tem grande preocupação com o fato de que práticas como essas "ainda sejam generalizadas hoje", acrescentando que é "maior do que um veículo, uma rede ou uma publicação".

O príncipe William também disse que a entrevista foi uma "grande contribuição para piorar o relacionamento dos meus pais, acrescentando que" desde então, prejudicou inúmeras outras pessoas ".

Em novembro passado, a BBC anunciou a investigação, realizada pelo ex-juiz da Suprema Corte John Dyson, sobre as circunstâncias que envolveram a entrevista Lady Di.

A entrevista, que lançou a carreira de Bashir, de 58 anos, foi uma bomba na imprensa. Nela, Diana afirmou que havia "três pessoas" em seu casamento — uma referência à relação extraconjugal de Charles com Camilla Parker-Bowles, hoje sua mulher — e admitiu que ela mesma estava tendo um caso.