Topo

Príncipe Harry bebia e usava drogas para lidar com perda da mãe, Diana

Príncipe Harry em série "The Me You Can"t See" - Reprodução/Youtube
Príncipe Harry em série "The Me You Can't See" Imagem: Reprodução/Youtube

Colaboração para o UOL, em São Paulo

21/05/2021 07h44Atualizada em 21/05/2021 11h38

O príncipe Harry voltou a discutir os impactos da morte de sua mãe, a princesa Diana, em sua saúde mental. Em episódio documental da série que produz ao lado de Oprah Winfrey, "The Me You Can't See" (Apple TV+), o duque de Sussex afirmou que chegou a usar drogas e álcool para lidar com o trauma que sofreu quando tinha apenas 12 anos.

Harry diz que começou a abusar de substâncias para lidar com a ansiedade e estresse que sentia. "Eu estava disposto a fazer e experimentar essas coisas que me fariam ter a sensação de não sentir nada", explicou.

"Mas eu comecei a perceber: 'ok, não estou bebendo de segunda à sexta, mas eu provavelmente estou bebendo o equivalente a uma semana em uma noite de sexta ou sábado'. Eu bebia sozinho não porque apreciava aquilo, mas porque estava tentando mascarar algo".

O príncipe conta que foi o início do relacionamento com sua mulher, Meghan Markle, que o impulsionou a mudar de vida e, eventualmente, procurar tratamento. "Eu sabia que se eu não fizesse terapia e cuidasse de mim, eu iria perder a mulher com quem eu me via passando o resto da minha vida". E foi através dessa ajuda profissional que ele percebeu que nunca havia processado o trauma da morte da mãe.

"Rapidamente, eu estabeleci que, para o nosso relacionamento dar certo, eu teria que lidar com o meu passado, porque tinha muita raiva ali. E não era raiva dela. Era apenas raiva, e ela entendeu isso", conta Harry.

A série ainda aponta uma falta de empatia da família real, e Harry acredita que ter rompido com suas obrigações com a realeza foi um passo importante para que seu filho, Archie, não vivenciasse experiências similares às suas.

"Meu pai costumava dizer para mim e para William quando eu era mais novo: 'Bem, foi assim comigo, então é assim que será com você'. Isso não faz sentido. Só porque você sofreu, não significa que seus filhos precisam sofrer. Pelo contrário", acredita.