Topo

'Ícone cringe', Ana Maria Braga explica termo e questiona se é 'mandrake'

Ana Maria Braga explicou o termo "cringe" no "Mais Você" - Reprodução/TV Globo
Ana Maria Braga explicou o termo "cringe" no 'Mais Você' Imagem: Reprodução/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

25/06/2021 11h33Atualizada em 25/06/2021 11h33

Se você não sabe o que é "cringe" e foi procurar o termo, saiba que é você é "cringe". Segundo Ana Maria Braga e a internet, o termo é a nova gíria da geração Z usada para descrever os não mais tão jovens membros da geração millennial.

Para ficar claro: a geração Z são os nascidos entre o fim dos anos 1990 e o ano 2010 e a milennial é quem nasceu entre o fim dos anos 1980 e o fim dos anos 1990.

Ao lado da repórter Ju Massaoka, a apresentadora viu que há uma lista de coisas, como usar calça skinny, ver Harry Potter e tomar café da manhã — sim, a refeição muito importante no dia e marca registrada de Ana Maria Braga no "Mais Você".

Todo mundo faz isso. Se a gente explicar, perde a graça? Adorei.

Depois, a apresentadora viu os outros termos usados pelos nascidos em 2000 — "normie", que é a pessoa com gosto comum, e "indie", que se refere a quem foge dos gostos convencionais.

Mas um, especialmente usado no funk, chamou a atenção da apresentadora: mandrake.

A gíria é usada para quem tem o estilo, é descolado, assim como o termo "chavoso". A repórter Ju Massaoka explicou que até os "óculos" são chamados de "lupa", o que fez Ana Maria questionar.

O que é normie? Normal, comum. O que é o indie? Quer dizer que eu uso lupa? Então, a minha lupa está mandrake