Topo

Datena fala em 'opção sexual' e é corrigido ao vivo por Catia Fonseca

Do UOL, em São Paulo

01/07/2021 17h01Atualizada em 02/07/2021 09h42

O apresentador José Luiz Datena foi corrigido ao vivo pela colega Catia Fonseca após falar em "opção sexual" ao se posicionar contra a homofobia.

"Não é escolha. Eu não escolho ser hétero e o outro não escolhe ser homossexual. A gente nasce", explicou a apresentadora do "Melhor da Tarde" enquanto seu programa dividia a tela da Band com o "Brasil Urgente".

Datena — que recentemente sinalizou que pode disputar a presidência nas eleições de 2022 — fazia um discurso contra o preconceito e a discriminação à comunidade LGBTQIA+ quando Catia fez a correção.

Todos somos iguais independente da cor da pele, independente de que país a gente venha, e da opção sexual. Cada um escolhe o que quer. Eu tenho pavor a qualquer tipo de preconceito. Normalmente, quem tem preconceito são pessoas que tem problemas ou são pessoas más e que devem ser repudiadas mesmo.
Afirmou o jornalista.

Mesmo após a correção feita pela colega de emissora, o apresentador seguiu falando em "opção sexual", como se a orientação sexual fosse uma escolha individual.

Tem gente que nasce hétero e depois muda. Tem até história de pansexual. Cada um escolhe fazer da vida o que quer. Essa é a minha opinião e sempre será.

Na fala, Datena também se opôs a qualquer tipo de preconceito e discriminação.

Eu estou completamento aberto a qualquer tipo de consideração e completamente oposto a qualquer manifestação contra pessoa homossexuais. Qualquer tipo de discriminação que existe eu estou do outro lado, contra.

Ele também citou o nazismo e lembrou que o regime matou 6 milhões de judeus, mas também perseguiu homossexuais.

Um dos piores regimes do mundo foi baseado no preconceito: o nazismo. O nazismo ia contra homossexuais, tinha preconceito com a religião dos judeus. Aquele canalha do Hitler matava homossexuais, matou 6 milhões de judeus, pessoas com necessidades especiais porque pregava uma raça superior.

Datena casamenteiro

O apresentador entrou no assunto porque Catia Fonseca precisou avisar que o jornalista gay pra quem eles tinham prometido arranjar um marido em um quadro no "Papo de Janela" — momento em que os programas dividem tela — tinha desistido de participar.

Alex Sampaio explicou que está conhecendo melhor um rapaz e não acha justo participar, nesse momento, de um quadro como esse.

Muitas pessoas ficaram interessadas e carinhosas, respondi a todos. Mas tem uma pessoa que estava cercando, cercando e chegou. A gente tá se conhecendo ainda e eu não acho justo agora com a pessoa fazer isso.

Mal entendido

Quando surgiu a ideia do quadro, Datena tentou arranjar uma esposa para Alex sem saber que ele é homossexual.

Um menino bonito desses é fácil de arranjar casamento. Esse menino tá na praça? Então tem alguma coisa de errado com ele, porque não é possível. Um menino bonito, alegre, excelente profissional. Ele é exigente ou as mulheres é que são exigentes? Perguntou o apresentador do "Brasil Urgente".

Catia fez menção de que explicaria o mal-entendido, mas foi o próprio Alex quem tentou mostrar a verdade para Datena.

Eu tava pensando de a gente abrir um pouco essa segmentação das pessoas interessadas, se é que o senhor me entende. A gente podia deixar as meninas e ver se os rapazes estão animados também.

Catia então completou fechando o tópico: "Ele gosta de meninos", declarou.

Datena então perguntou qual era a orientação sexual de Alex, que respondeu: "Gay, totalmente homossexual".

Maria, você não pode, Maria. Maria está animada, mas ele quer meninos. Agora sim ficou claro. Vamos ver se aparecem um menino.