Topo

Datena vai recorrer de processo: 'Fui condenado por defender um colega'

Datena foi condenado a indenizar um policial militar por danos morais, e afirma que vai recorrer - Reprodução/Band
Datena foi condenado a indenizar um policial militar por danos morais, e afirma que vai recorrer Imagem: Reprodução/Band

Do UOL, em São Paulo

21/07/2021 17h11Atualizada em 21/07/2021 18h09

O apresentador José Luiz Datena comentou hoje no "Brasil Urgente" a decisão da Justiça de São Paulo que determina que ele pague uma indenização de R$ 5 mil por danos morais a um policial militar, conforme noticiou o jornalista Rogério Gentile em sua coluna no UOL.

Ele afirmou que ainda vai recorrer e se defendeu: "Fui condenado por defender um colega meu e assim farei até a morte".

Eu não fui condenado a indenizar a Polícia Militar por ofensa coisa nenhuma. Eu disse que o cara não tem o equilíbrio necessário para usar uma farda da Polícia Militar. E eu continuo achando isso, e é por isso que nós vamos recorrer.

"Como cabe recurso, eu tenho direito a recurso. Eu fui condenado porque, quando a gente foi fazer um acidente, e a gente colabora pra caramba com o Corpo de Bombeiros, veio um cidadão e empurrou o nosso cinegrafista ostensivamente. Não sei por que o nosso cinegrafista e nem a Band não fizeram boletim de ocorrência sobre isso. Empurrou ostensivamente o nosso cinegrafista com o argumento de que ele não podia ficar naquele local, que era perigoso", disse Datena ao vivo.

O caso aconteceu em agosto do ano passado, quando a equipe do "Brasil Urgente" cobria um acidente no centro de São Paulo. Rogério Gentile apurou que o policial militar disse à Justiça que teve de falar energicamente com o cinegrafista da Band, que insistia em permanecer na chamada "zona quente", próximo a um veículo tombado, que corria o risco de explodir.

Pô, se tem alguém que defende polícia aqui, sou eu. Mais do que eu, é difícil. Agora, quando o cara vem e empurra um cidadão que por acaso está no meu programa, por acaso é o meu companheiro de profissão e seria com qualquer outro, de qualquer outra emissora de televisão, eu me revolto. Datena

Datena finalizou repetindo que vai recorrer: "Acho que o nosso companheiro foi agredido, não foi feita a perícia para analisar isso, deveriam ter visto bem o vídeo. Ele foi empurrado, foi agredido. Ninguém pode exigir através de violência que se cumpra uma ordem. É só pedir para sair do lugar, pronto e acabou. Simples assim. Mais nada. Se tem alguém que ajuda o Corpo de Bombeiros aqui, sou eu. Pode ser que tenha alguém que ajude igual, mais não".