Topo

Realeza britânica planeja rápida resolução da situação do príncipe Harry, diz fonte

O príncipe Harry e a duquesa Meghan Markle em Cape Town, na África do Sul - Mark Large/Reuters
O príncipe Harry e a duquesa Meghan Markle em Cape Town, na África do Sul Imagem: Mark Large/Reuters

Stephen Addison

09/01/2020 16h55

A rainha Elizabeth, seu filho mais velho, o príncipe Charles, e o neto, príncipe William, orientaram equipes de trabalho para encontrarem soluções viáveis para o desejo do príncipe Harry e de sua esposa Meghan de abrir mão dos deveres reais, disse hoje uma fonte real.

O objetivo é encontrar uma solução em dias, em vez de semanas, acrescentou a fonte.

Os duques de Sussex anunciaram ontem que passarão por uma "transição" em 2020: o casal pretende abrir mão dos privilégios que carregam como membros da família real britânica e se tornar "financeiramente independente".

"Após muitos meses de reflexão e discussões internas, optamos por fazer uma transição este ano, começando a desempenhar um novo papel. Pretendemos renunciar como membros da Família Real e trabalhar para nos tornar financeiramente independentes, enquanto continuamos a apoiar totalmente Sua Majestade a Rainha", disseram os dois, em publicação oficial.

Harry e Meghan afirmam que a decisão de se afastar do núcleo central da família real —a rainha Elizabeth e os herdeiros naturais do trono, os príncipes Charles, William e George— foi encorajada pela monarca.

Os pais do pequeno Archie, de 8 meses, anunciaram ainda que pretendem passar mais tempo na América do Norte, mas não confirmaram que vão se mudar de vez para o Canadá ou para os Estados Unidos, terra natal de Meghan, como tabloides vêm especulando.