Topo

Consultor de etiqueta que chamou rival de "macaca" devia pedir para sair

Fábio Arruda xinga Ana Paula Minerato de macaca - Reprodução/R7
Fábio Arruda xinga Ana Paula Minerato de macaca Imagem: Reprodução/R7

Maurício Stycer

Colunista do UOL

22/09/2017 11h12

Fábio Arruda é consultor de etiqueta. Tornou-se conhecido, ensina a Wikipédia, após organizar a festa do casamento de Fabio Jr. com Patrícia de Sabrit, em 2001. O casamento durou apenas três meses, é verdade, mas Arruda não teve culpa. E sua carreira deslanchou. Foi chamado para falar sobre o evento em vários programas e acabou ganhando um quadro no “Note e Anote”, de Claudete Troiano, na Record.

Quando Claudete foi para a Band, apresentar o “Pra Valer”, Arruda foi junto. Depois, seguiu para a Gazeta, onde participou do “Todo Seu”, do príncipe Ronnie Von. Publicou um livro com regras de etiqueta, com título bem sugestivo, “Sempre, Às Vezes, Nunca". 
 
Deu uma entrevista a Jô Soares em 2008 e, confirmando sua escalada rumo à fama, foi parar na primeira edição da “Fazenda”, em 2009. Mas não durou muito. Foi eliminado na quarta semana com 59,8% dos votos, contra Pedro Leonardo e Dado Dolabella. Antes da votação, cansado de chamar Theo Becker de “demente”, chegou a pedir para sair.
 
Saiu da “Fazenda”, mas não da Record. Apresentou quadro no vespertino “Geraldo Brasil”, depois no “Tudo É Possível” e, por fim, no “Hoje em Dia”. Em 2014, teve a honra de apresentar um programa na “RedeTV!”, a versão brasileira do “The Bachelor”.
 
Uma carreira e tanto... Que poderia ganhar novo impulso com o convite para voltar à “Fazenda” nesta edição especial apenas com veteranos de reality show. 
 
Arruda voltou com tudo. Por alguma razão, logo implicou com Ana Paula Minerato. Deixando a etiqueta de lado, desandou a falar mal da peoa. “Não sabe nem formar uma frase inteira”, desdenhou para os amigos que fez na casa, os finos Dinei e Conrado. Também disse que ela fazia “número de lesada” na casa, mas diante do apresentador, Roberto Justus, se comportava de forma diferente.
 
Na noite de quinta-feira (21), logo após a eliminação da amiga Nicole Bahls, Arruda abandonou de vez as regras de etiqueta e teve uma discussão muito feia com Minerato. Entendendo que ela o ameaçou de agressão com a cabeça, o consultor a ofendeu de forma horrível:
 
“Vem me dar uma cabeçada, sua macaca. Sua rampeira. É bem do seu nível, sua maloqueira, você é um lixo, você é um animal. Você vai ver o que eu vou fazer aqui dentro com você. Você é marginal, você é da rua, você é da sarjeta. Eu não tô num lugar pra levar cabeçada de mulher qualquer", berrou.   
 
Não li o livro “Sempre, Às Vezes, Nunca", mas posso apostar que ele recomenda NUNCA falar assim com ninguém, homem ou mulher. Em nome do que resta da sua imagem de consultor de etiqueta, Fábio Arruda deveria pedir para sair da “Fazenda” imediatamente.