Topo

Matheus é o fazendeiro da semana; Bombom e Flávia disputam permanência

Matheus Lisboa comemora vitória com peões - Reprodução/Record
Matheus Lisboa comemora vitória com peões Imagem: Reprodução/Record

Do UOL, em São Paulo

27/09/2017 00h02

Matheus Lisboa venceu a prova realizada nesta terça-feira (26) e tornou-se o segundo fazendeiro do reality show "A Fazenda 9". A disputa foi realizada logo após a votação ao vivo. Além de escapar da roça, o  youtuber agora tem imunidade e poderá indicar um peão direto para a berlinda na próxima semana.

Por terem perdido a prova, Adriana Bombom e Flávia Viana continuam na roça e correm o risco de serem eliminadas na próxima quinta-feira (28). 

Opine: quem deve ficar em "A Fazenda 9"?

A Prova

De sorte, a prova consistia em usar um pêndulo para atingir a parte de baixo de uma das caixas que, quebradas, liberavam letras. Vencia a disputa aquele que conseguisse formar a palavra fazendeiro primeiro. Caso as caixas quebradas tivessem letras repetidas, o participante poderia ceder a letra para outro competidor. 

Prova da roça  - Reprodução/Record - Reprodução/Record
Imagem: Reprodução/Record

Bombom iniciou o jogo e garantiu as letras N e R. Na sequência, Flávia conseguiu as letras R e E. Matheus encerrou a primeira rodada e obteve as letras R e O. Na segunda fase, Bombom ganhou as letras F e Z; Flávia, I e E; enquanto Matheus conquistou duas letras E. Bombom não conseguiu letras na terceira rodada, já Flavia garantiu as letras Z e O. Matheus ganhou a letra D e O - esta última fornecida para Bombom.

Na quarta rodada, Bombom quebrou a caixa com as letras D e I; Flávia garantiu a letra N e Z (dado a Matheus), enquanto o youtuber empatou o jogo com a letra N. Na fase seguinte, Bombom tirou A e I (dado a Matheus); Flávia tirou D e E (dado para Bombom). Matheus conquistou a liderança da casa ao tirar as letras F e A, que faltavam para completar a palavra fazendeiro. 

A Formação da Roça

Adriana Bombom, Flávia Viana e Matheus Lisboa foram parar na berlinda durante votação realizada no programa ao vivo desta terça-feira (26). Conrado não pode ser votado pois foi imunizado por Marcos, que recebeu o poder do envelope dourado. Já os peões da baia (Matheus e Marcelo Ié Ié, além de Conrado) não puderam receber votos da casa. 

Bombom foi indicada pela fazendeira da semana, Ana Paula Minerato, enquanto Flávia recebeu 10 votos da casa. Matheus, o terceiro roceiro, foi para a berlinda por indicação de Flávia, que ficou muito emocionada com a situação. 

"Minha cabeça cozinhou porque eu tinha 10 opções. Muita coisa acontece num dia só. Tive complicação com uma pessoa do meu grupo, mas Fazenda é jogada em grupo e meu grupo vou defender. Quero levar vocês para minha vida e não voto no meu grupo por enquanto. Não consigo votar numa pessoa querendo que ela volte, então meu voto é na Bombom, por questão de afinidade", justificou Minerato. 

roça fazenda  - Reprodução/Record - Reprodução/Record
Imagem: Reprodução/Record

Poder dos envelopes

Além da votação da casa, Marcos Harter pôde, finalmente, abrir o mini-contêiner que tinha três envelopes com poderes especiais. O ex-BBB foi o vencedor da prova da chave, disputada na última sexta-feira. 

O cirurgião plástico venceu a prova com facilidade, já que Matheus se confundiu menos de dois minutos após o início da disputa. Marcos ficou com o envelope dourado e decidiu entregar o documento prateado para Nahim e o vermelho para Aritana Maroni. 

Marcos abre o bau - Reprodução/Record - Reprodução/Record
Imagem: Reprodução/Record

Como já anunciado anteriormente por Justus, quem ficasse com o envelope vermelho teria de votar em alguém do seu próprio grupo. Aritana, membro do grupo Fogo, votou em Flávia Viana.

Marcos abriu o envelope dourado e recebeu o poder de optar entre sua imunidade ou imunizar outro peão. Ele preferiu imunizar Conrado, alegando que era uma forma de defender seu próprio grupo. 

Minutos depois, Nahim abriu o envelope prateado e recebeu o poder de ter voto duplo. Ele votou em Flávia Viana, que naquele momento já estava na roça. 

Relembre as regras do jogo

Roberto Justus relembrou as regras do jogo para o público. Como de costume, a formação da roça começa com o voto do fazendeiro da semana, que indica um peão direto para berlinda.

O segundo roceiro é escolhido na votação ao vivo. O apresentador disse que, assim como na última edição de "A Fazenda", os peões da baia estarão sempre imunes aos votos da casa sede e só podem ir para a roça pelo voto do fazendeiro ou por indicação do peão mais votado pela sede.

Grupo aguarda votação - Reprodução/Record - Reprodução/Record
Imagem: Reprodução/Record

Quem recebe o maior número de votos tem de indicar um dos moradores da baia para ser o terceiro competidor na roça. 

Não é permitido votar em si mesmo, no fazendeiro da semana ou nos participantes imunizados. Em caso de empate, cabe ao fazendeiro da semana desempatar com o voto de minerva.

Veja como foi a votação

A fazendeira Ana Paula Minerato votou em Adriana Bombom

Adriana Bombom votou em Flávia Viana

Aritana Maroni votou em Flávia Viana

Conrado votou em Flávia Viana

Dinei votou em Flávia Viana

Fábio Arruda votou em Aritana

Flávia Viana votou em Dinei

Marcelo Ié Ié votou em Dinei

Marcos Harter votou em Flávia Viana

Matheus Lisboa votou em Aritana

Monick Camargo votou em Flávia Viana

Monique Amin votou em Aritana

Nahim votou em Flávia Viana (voto duplo)

Rita Cadillac votou em Flávia Viana

Yuri Fernandes votou em Flávia Viana