Topo

Reality shows

Internautas apontam racismo em boneco-esponja na cozinha do "BBB"

Do UOL, em São Paulo

19/01/2016 21h07

Mesmo antes de estrear - o "BBB16" começa oficialmente na noite desta terça-feira (19) -, o programa já tem uma polêmica.

Após a exibição da decoração da cozinha do reality show durante o "Mais Você" desta manhã, internautas foram às redes sociais reclamar da aparição de um boneco-esponja na pia da casa.

Vestido com trajes dos anos 70, o utensílio imita a figura de um homem negro com cabelos no estilo black power.

Confeccionados por uma empresa britânica, a linha de objetos tem ainda uma réplica da cantora Diana Ross, batizada de Diana Walsh, e já foi alvo de protestos de organizações contra o racismo no Reino Unido.

"Qual será o próximo passo? Escovas para limpar vasos sanitários? Não é apropriado em pleno século XXI termos imagens como essas. Isso reforça estereótipos negativos", afirmou o ativista Weyman Bennett em entrevista ao "Daily Mail" em 2012. A entidade Bennett Against Fascism chegou a pedir a suspensão da fabricação dos objetos na época.

matéria de 2012 em veículo da própria Globo questionando o racismo nas buchas. daí em 2016 vão lá em enfiam no bbb. pic.twitter.com/7E3OzYXvmb

— snapchat: caladoleo(@caladoleo) January19, 2016

Racismo no BBB 16, na pia da cozinha da casa, um boneco negro vai servir de palha de aço. https://t.co/fynIxlJahG pic.twitter.com/a01nRTzYqS

— #Lula2018 (@CleitoMoura) January19, 2016

É ISSO MESMO @RedeGlobo ? VIREI ESPONJA NO BBB? E O RACISMO BAILA LIVRE...LEVE E SOLTO pic.twitter.com/plvxnDfyLh

— marlibastos(@marlibastos3) January19, 2016

@bbb pqa esponja da cozinha é o cabelo de uma pessoa negra?? muito feio (e nojento) esse racismo descarado

— tiffanypollard(@wednesdrake) January 19, 2016