Topo

Especial BBB18

Mauricio Stycer

Hino Nacional no meio da prova provoca nova guerra entre as torcidas

Reprodução
Kaysar ouve o Hino Nacional durante a prova de resistência do "BBB18" Imagem: Reprodução
Mauricio Stycer

Mauricio Stycer

É jornalista desde 1986. Repórter e crítico do UOL, autor de um blog que trata da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.

Colunista do UOL

13/04/2018 13h48

Desde a noite de quinta-feira (12), os últimos participantes do “BBB18” disputam uma prova de resistência chatíssima, mas valiosa – dá direito a uma imunidade e a um carro. No esforço de quebrar a monotonia, várias tentativas foram feitas nas últimas horas – conversas, brincadeiras e cantorias. O momento mais surpreendente, e polêmico, ocorreu quando o Hino Nacional brasileiro foi cantado.

Os participantes estavam falando sobre músicas que apreciam quando Kaysar disse que acha o Hino Nacional bonito. A cena ocorreu entre às 7h e 8h da manhã.

Há quem diga que foi uma sugestão de Ana Clara, com apoio de Gleici. Mas os vídeos que circulam nas redes sociais mostram Paula puxando o hino, enquanto as outras duas cantam em tom mais baixo. Gleici e Kaysar estão com a mão direita no coração. Breno, de cabeça baixa, não esboça nenhuma reação (veja abaixo).

A Globo não publicou vídeo com esta cena em seu site. Todos os comentários nas redes sociais tomaram por base o trecho, incompleto, que está circulando. Nele, não aparece a conversa que antecedeu a cantoria nem fica claro quem começou a cantar.

Foi o suficiente para Paula ser criticada. Como ela fez, anteriormente, comentários preconceituosos sobre o fato de Kaysar não merecer ganhar o “BBB18” por ser estrangeiro, muitos viram na cena um “tapa na cara” dela em relação ao sírio. Pelos relatos que eu colhi, não é correta esta interpretação da cena.

Também não procede a informação que a produção mandou os brothers pararem de cantar o hino. Eles foram até o fim e, na sequência, falaram de outras músicas.

Em todo caso, é uma cena bem bizarra. Cinco participantes de uma prova de “BBB”, girando numa plataforma em torno de um carro 0 KM, cantando o Hino Nacional. Uma coisa bem “Black Mirror” mesmo, diriam os fãs da série distópica.