Topo

A cena da semana: Todo pimpão, Nilo caminha no lixão de “Avenida Brasil”

Mauricio Stycer

20/05/2012 06h01


Nilo, personagem de José de Abreu, foi o protagonista de "Avenida Brasil" esta semana. Ele mereceu várias cenas importantes e contracenou com quase todos os personagens da trama. Mas uma cena, em especial, me chamou a atenção. Foi exibida no capítulo de terça-feira e durou apenas 90 segundos.

Sem qualquer diálogo, apenas música e iluminação incrível, a cena mostra Nilo se preparando para ir à festa na mansão de Tufão. Enrolado numa toalha, o vilão da novela afia a navalha, apara e penteia a barba, arruma o cabelo, passa a camisa, limpa o sapato surrado, aperta a gravata, bebe um gole de cachaça, acende um charuto vagabundo e sai, todo pimpão, no meio do lixão onde vive. Está pronto para o show que dará em seguida.

Foi uma cena, em tese, supérflua, desnecessária, que acrescentou pouco à trama. Mas que mostra o cuidado dos realizadores com a novela.

No dia em que a cena foi exibida, José de Abreu deu uma dica no Twitter que, de certa forma, ajuda a explicar as imagens vistas: "Nilo quer dinheiro, quem não quer? Mas ele quer sair do lixão mais que tudo!" A cena pode ser vista aqui. Um texto de Nilson Xavier sobre o desempenho de José de Abreu na novela pode ser lido aqui.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.