Apesar da vitória no Ibope, desprezo pelo jornalismo é uma derrota do SBT
A decisão de Silvio Santos de não mostrar a cobertura do impeachment durante a tarde e boa parte da noite de domingo (17) resultou em excelente resultado no Ibope. Depois de muito tempo em terceiro lugar, o SBT recuperou a vice-liderança enquanto todas as outras emissoras transmitiam ao vivo de Brasília.
Na média das 24 horas, a emissora registrou 6,7 pontos, contra 13 da Globo e 5,1 da Record. A emissora não registrava 6,7 de média nas 24 horas desde 05 de julho de 2015, quando marcou 6,9.
O sucesso da estratégia pode dar margem a uma interpretação equivocada – a de que a população não estava interessada no processo de impeachment. Não é isso que mostram os números. Verdade que o SBT ficou em segundo lugar com a sua programação normal, mas a soma da audiência de todas as emissoras que exibiram e debateram a votação é três vezes maior que a da emissora de Silvio Santos.
O desinteresse de Silvio Santos pelo jornalismo é notório e antigo. A história do SBT registra alguns investimentos nesta área, mas raramente houve uma política clara para este departamento.
Silvio Santos mostrou mais uma vez não estar preocupado com o prestígio do seu jornalismo. Construiu a sua emissora desse jeito e não dá sinal algum de que mudará de ponto de vista. Para ele, os números de audiência confirmam o seu ponto de vista.
Para os jornalistas da casa, porém, a sensação é de derrota. Como qualquer profissional, os do SBT sabiam que o domingo era um dia especial e histórico. Trabalhar e não ver o seu esforço na tela foi uma frustração enorme.
O jornalista Sergio Utsch, correspondente da emissora na Europa, expressou esta sensação no Twitter. Escrevi que o SBT não cobriu o impeachment por decisão de Silvio Santos. Ele me corrigiu e disse: "Com todo respeito, está cobrindo sim. Com um grande e aguerrido time. Não está transmitindo. É diferente."
Atualizado às 15h
Veja também
Por decisão de Silvio Santos, SBT não vai cobrir o impeachment no domingo
Sobre o autor
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.